Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2395

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Mayara Permanhane Nascimento
Orientador ROGERIO CARVALHO PICANCO
Outros membros Matheus Enrique da Cunha Pimenta Brasiel
Título Um estudo acerca do perfil dos ingressantes no curso de Matemática da Universidade Federal de Viçosa-MG
Resumo Existentes desde 1972, os cursos de bacharelado e de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV) já formaram mais de 350 profissionais. No entanto, tem-se observado um significativo índice de evasão do curso, evasão essa que já ocorre nos primeiros períodos da graduação. Com a mudança na forma de ingresso, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), observa-se atualmente um brusco aumento da nota de corte para ingresso no curso, o que pode significar a migração de candidatos interessados em outras áreas de exatas, mais concorridas, no curso de matemática como uma ponte para uma posterior mudança de curso. Dessa forma, este trabalho visa apresentar resultados parciais, de uma pesquisa em andamento, cujo enfoque é analisar o novo perfil dos ingressantes no curso de Matemática da UFV. Por outro lado, busca-se investigar quais são os impactos dos atuais programas de incentivo, criados pelo governo federal, para os cursos de licenciatura, tais como PIBID. Atualmente, a UFV, campus Viçosa, oferece três modalidades do curso de matemática: duas presenciais e uma a distância. Nossa pesquisa se concentra nos cursos presenciais e visa conhecer o perfil e as expectativas dos estudantes que ingressam no curso. A presente pesquisa busca focar em certos aspectos considerados fundamentais para traçar o perfil deste grupo de alunos. Entre eles, destacam-se questões relacionadas à sua formação na escola básica, conteúdos de matemática não vistos no ensino médio, expectativas de atuação profissional entre outros. Para coleta dos dados, são utilizados questionários, informações estatísticas, relatórios de órgãos oficiais e análise quali-quantitativa dos dados. Alguns questionamentos são relacionados ao atual cenário de desvalorização da profissão docente: qual carreira os ingressantes pretendem seguir: professor ou pesquisador? Que caminhos optariam por seguir: pós-graduação ou ingressar no mercado de trabalho em outra carreira, que não seja a de professor? Notando-se que, atualmente, formam-se cada vez menos profissionais para exercer a docência, buscamos identificar, na visão dos estudantes, quais fatores mais o afastam da sala de aula de ensino básico e, também, quais as dificuldades encontradas ao longo do primeiro semestre letivo na UFV. Através deste estudo, pretende-se conhecer os ingressantes no curso de matemática desta instituição e o que eles esperam e trazem para o meio universitário. Analisa-se o curso do ponto de vista dos alunos, identificando suas falhas e méritos. Conhecendo as suas primeiras impressões da graduação, pode-se articular os componentes curriculares e extracurriculares para que os alunos que realmente queiram permanecer no curso, maiores interessados neste processo, concluam sua graduação e estejam preparados para atuarem no mercado de trabalho na carreira que escolherem.
Palavras-chave Formação universitária, Perfil dos Ingressantes, Curso de Matemática
Forma de apresentação..... Painel
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