Resumo |
A função de secretário executivo exige muita pró-atividade, flexibilidade e eficiência. Essas características podem ser relacionadas com perfis de profissionais que exercem uma grande variedade de tarefas, lidam com vários tipos de pessoas em seu ambiente de trabalho e necessitam realizar suas funções em um determinado, geralmente curto, espaço de tempo. A grande quantidade de habilidades exigidas do profissional de secretariado executivo, durante um longo espaço de tempo, ocasiona desgaste em sua vida, tanto no âmbito físico, quanto psicológico. O esforço realizado e as tensões sofridas, somadas a um grau limitado de autonomia, acabam tornando-se maior do que o nível suportado pelo organismo, desregulando seu funcionamento normal, o que causa o estresse. A presente pesquisa analisa as causas dessa doença no profissional de secretariado executivo em uma empresa privada do ramo da siderurgia, situada na cidade de Belo Horizonte/MG de acordo com o Modelo Demanda-Controle de Karasek (1779), que afirma que quanto maior a demanda e menor o controle no ambiente de trabalho, maior o nível de estresse. A pesquisa justifica-se pela sua contribuição na análise e melhoria do bem-estar do profissional em questão e auxílio no controle do estresse ao realizar suas funções dentro de uma organização privada, além de aumentar a existência dos poucos estudos brasileiros relacionados ao Modelo criado por Karasek. Quanto à natureza, é uma pesquisa predominantemente qualitativa, dividida em três etapas: a revisão bibliográfica; a entrevista semiestruturada, realizada na sede desta empresa, com uma amostra de oito indivíduos e a análise dos dados coletados. Os resultados preliminares apontam um nível de estresse considerável na rotina do secretário executivo, que, se tomadas algumas medidas que devem partir do setor de recursos humanos da empresa e dos respectivos chefes e colegas, é passível de controle, fazendo com que o profissional tenha liberdade para organizar sua rotina de trabalho e opinar sobre alguns assuntos. |