Resumo |
Introdução: no Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos da área da Saúde propõe um novo paradigma de ensino, aprendizagem e avaliação pautado no processo de aprendizagem autônomo, crítico, reflexivo, destacando-se o papel estratégico do trabalho em equipe, desenvolvido nos diferentes cenários do Sistema Único de Saúde (SUS). Visando a implementação de um processo inovador, faz-se necessário a implantação de metodologias ativas colocando em destaque o protagonismo do estudante estimulando a autonomia, liberdade, emancipação individual, empoderamento, compromisso social e consciência coletiva. Nesta perspectiva, na UFV, foi criado pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio do ATO No 017 / 2010/PRE, de 30/04/2010, o PRODUS, visando o desenvolvimento docente e discente. Objetivos: analisar a experiência da construção coletiva do portfólio pelos estudantes que cursaram a disciplina NUT 364 - Políticas de Saúde em relação ao uso do portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação. Metodologia: a coleta de dados se deu por meio de entrevistas aplicadas a 108 estudantes da Enfermagem e Nutrição que cursaram a disciplina Políticas de Saúde no período de 2012 a 2013. Os dados foram analisados qualitativamente à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS). Resultados: os achados deste estudo apontaram para o papel do portfólio no desenvolvimento de uma aprendizagem ativa e reflexiva, permitindo aos estudantes uma atuação como protagonista, estimulando-os a reconhecer o importante espaço que ocupam na sociedade como cidadãos e futuros profissionais de saúde. O portfólio facilitou a assimilação e apropriação de temas importantes sobre as Políticas de Saúde, além do comprometimento com o SUS enquanto política universal, equitativa e que depende da participação social para sua adequada atuação. Proporcionou também uma visão crítico-reflexiva acerca das situações do cotidiano e o desenvolvimento de competências como: autonomia, liberdade, empoderamento e pensamento crítico-reflexivo. Conclusão: o portfólio desenvolvido coletivamente propiciou a troca de saberes e experiências entre os discentes e docentes corroborando as orientações das DCNs e contribuindo também, para a formação de futuros profissionais da saúde com visão crítico-reflexiva e aptos a atuarem no SUS de forma interdisciplinar, destacando-se o importante papel estratégico do PRODUS no desenvolvimento docente e discente. |