Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2385

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, CNPq, FAPEMIG, FUNARBE
Primeiro autor Emily de Souza Ferreira
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros GLAUCE DIAS DA COSTA, Mariana Araújo Pena Bastos, Thais Rocha Barbosa
Título Portfólio coletivo como método de ensino e aprendizagem na transformação do pensamento crítico-reflexivo
Resumo Introdução: no Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos da área da Saúde propõe um novo paradigma de ensino, aprendizagem e avaliação pautado no processo de aprendizagem autônomo, crítico, reflexivo, destacando-se o papel estratégico do trabalho em equipe, desenvolvido nos diferentes cenários do Sistema Único de Saúde (SUS). Visando a implementação de um processo inovador, faz-se necessário a implantação de metodologias ativas colocando em destaque o protagonismo do estudante estimulando a autonomia, liberdade, emancipação individual, empoderamento, compromisso social e consciência coletiva. Nesta perspectiva, na UFV, foi criado pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio do ATO No 017 / 2010/PRE, de 30/04/2010, o PRODUS, visando o desenvolvimento docente e discente. Objetivos: analisar a experiência da construção coletiva do portfólio pelos estudantes que cursaram a disciplina NUT 364 - Políticas de Saúde em relação ao uso do portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação. Metodologia: a coleta de dados se deu por meio de entrevistas aplicadas a 108 estudantes da Enfermagem e Nutrição que cursaram a disciplina Políticas de Saúde no período de 2012 a 2013. Os dados foram analisados qualitativamente à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS). Resultados: os achados deste estudo apontaram para o papel do portfólio no desenvolvimento de uma aprendizagem ativa e reflexiva, permitindo aos estudantes uma atuação como protagonista, estimulando-os a reconhecer o importante espaço que ocupam na sociedade como cidadãos e futuros profissionais de saúde. O portfólio facilitou a assimilação e apropriação de temas importantes sobre as Políticas de Saúde, além do comprometimento com o SUS enquanto política universal, equitativa e que depende da participação social para sua adequada atuação. Proporcionou também uma visão crítico-reflexiva acerca das situações do cotidiano e o desenvolvimento de competências como: autonomia, liberdade, empoderamento e pensamento crítico-reflexivo. Conclusão: o portfólio desenvolvido coletivamente propiciou a troca de saberes e experiências entre os discentes e docentes corroborando as orientações das DCNs e contribuindo também, para a formação de futuros profissionais da saúde com visão crítico-reflexiva e aptos a atuarem no SUS de forma interdisciplinar, destacando-se o importante papel estratégico do PRODUS no desenvolvimento docente e discente.
Palavras-chave Metodologias ativas, Portfólio, Processo ensino e aprendizagem inovador
Forma de apresentação..... Painel
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