Resumo |
O presente trabalho tem como tema central o estudo do perfil e motivação dos alunos de alto desempenho escolar da Escola Estadual Raimundo Alves Torres (ESEDRAT). A escolha deste objeto de estudo justifica-se pela pretensão de mostrar outra faceta de uma escola estigmatizada, conhecida popularmente por situar-se em um bairro tido como violento e cujos alunos, conseqüentemente, não seriam considerados de excelência. Esta escola é composta por alunos de diversas regiões de Viçosa, de vários níveis socioeconômicos e culturais: centro, periferias, zona rural e até cidades vizinhas. Sendo classificada, por alguns, como “a escola de resto”, visto que os alunos excedentes de outras escolas são recebidos nesta instituição. Não obstante, segundo relatos do Projeto Político Pedagógico “... a escola considera alcançar ‘bons resultados’, devido à aprovação da maioria dos alunos em diversas instituições de ensino”. Assim, objetiva-se mostrar o perfil dos estudantes, considerados de alto desempenho escolar, e a forma como lidam com o estigma sofrido por estudarem numa escola considerada periférica e a justificativa que encontram para manter-se nesta instituição. Com esta finalidade faremos uso de levantamentos dados a partir da aplicação de questionários a serem respondidos por alunos selecionados para este estudo e também por professores e direção escolar, assim como fazer uso de estudos bibliográficos com base nas documentações escolares como PPP (Projeto Político Pedagógico), LDB (Leis de Diretrizes Básicas), PCN(S) (Planejamento Curricular nacional) e outras bibliografias que nos darão embasamento de uma análise das informações levantadas. Pretende-se, com isso, contribuir para que se possa conhecer melhor o perfil dos estudantes “exemplares” e potencializar estudos e estratégias que possam melhorar o processo formativo da Escola, considerando as políticas públicas envolvidas neste processo, a fim de contribuir para que outras venham surgir. E ainda, para que a trajetória destes alunos sejam conhecidas e isso possa contribuir para maior potencialidade dos seus esforços, dos investimentos públicos e dos investimentos da comunidade escolar. |