Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2372

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, MEC
Primeiro autor Marina de Freitas Galvão
Orientador ADRIANA FERREIRA DE FARIA
Outros membros Renato Cardoso Barbosa
Título Implantação de um sistema de gestão da qualidade em uma fábrica de colchões
Resumo Em um mercado caracterizado pela competitividade crescente e por aspectos regulatórios cada vez mais rígidos, a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) emerge como uma solução comum para as empresas que desejam assegurar a qualidade do seu produto e executar seus processos visando atender às necessidades de seus clientes e garantir o mercado. Este trabalho tem por objetivo descrever o processo de implantação do SGQ em uma empresa fabricante de colchões e de espuma poliuretano. O SGQ surgiu como uma necessidade para atender a certificação compulsória dos colchões, conforme Portaria 79/2011 do Inmetro. Foi estabelecido um modelo de implantação do SGQ, que consiste em uma sequência de sete etapas: diagnosticar a situação atual da empresa e definir o escopo do SGQ; trabalhar o conceito de qualidade junto aos colaboradores; identificar, mapear e, posteriormente, adequar os processos-chave da fabricação de colchões aos padrões operacionais que atendam os requisitos de avaliação da conformidade; definir indicadores e metas para o SGQ, assim como para as medições realizadas ao longo da linha de produção; desenvolver o Manual da Qualidade e demais documentos do SGQ (como procedimento documentado e operacional padrão, formulário, fluxograma, instrução de trabalho e de operação, entre outros); realizar treinamento e implantar o SGQ; realizar auditoria interna do SGQ. A implantação do SGQ na fábrica de colchões, que possui cerca de vinte colaboradores, teve como processos-chave a produção de colchões e de espuma, a compra de matéria-prima e a assistência técnica, e outros requeridos pela ISO 9001. Os processos-chave foram mapeados, padronizados e documentados, o que possibilitou que a equipe verificasse potenciais de melhoria na empresa, a partir da compreensão das operações envolvidas e da interação entre elas. Foram desenvolvidos treinamentos em SGQ e Auditoria com os funcionários, possibilitando a identificação e o desenvolvimento de novas lideranças. Foi implantado um novo layout de produção, o que implicou em melhor organização produtiva e aumento de produtividade. Por meio do SGQ e de toda a padronização desenvolvida, verificou-se aumento de produtividade, redução de retrabalho, melhoria da qualidade das operações e produtos, melhoria no desempenho e na competitividade da empresa perante o mercado. Todos os padrões de operação da empresa foram adequados às Normas Técnicas da ABNT NBR 13579-1 e NBR 13579-2 conforme Portaria 79/2011 do Inmetro, preparando a empresa para o Processo de Certificação do Produto, junto ao Organismo Certificador de Produto (OCP). Os produtos da empresa foram certificados pelo OCP em janeiro de 2014, após realização de Auditoria de Certificação e dos ensaios realizado no laboratório credenciado.
Palavras-chave Certificação de produtos, Qualidade, ISO 9001:2008
Forma de apresentação..... Painel
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