Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2369

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Memória e patrimônio
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marilane de Souza Bhering
Orientador LUIZ LIMA VAILATI
Outros membros Ariella Cardoso Moreira, Bruna Barbosa da Silva, Daniel Ramos de Lima, Laís Aparecida dos Reis Maia
Título Educação Patrimonial na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins
Resumo A Educação patrimonial é uma atividade escolar praticada desde os anos de 1940 em cidades onde o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) mantém áreas tombadas, como Olinda e Ouro Preto. Essas atividades têm como objetivo valorizar e reconhecer referências culturais nacionais, regionais e locais. Nas escolas, a Educação patrimonial deve despertar nos alunos o interesse em questões de sua vida pessoal e coletiva relacionando ao aprendizado sobre o processo cultural e suas manifestações, esforçando-se em auxiliar os estudantes na investigação da realidade, do conhecimento histórico e na busca em compreender a historicidade das representações culturais. Dessa forma, esse ensino de história deve colocar os alunos como sujeitos históricos, propiciando um conhecimento mais amplo da realidade em que vivem, relacionando-o com a memória individual, familiar e coletiva que são intrínsecas ao que se entende por patrimônio cultural. Além da importância de apresentar aos alunos o porquê de um bem possuir um valor cultural relevante é preciso conhecer e divulgar esses valores para que esses alunos tenham consciência do que determinado bem significa para uma comunidade ou grupo social, além de informá-los sobre as medidas necessárias à sua conservação. Isso faz com que o trabalho de educação patrimonial se torne imprescindível para uma proteção adequada de todo patrimônio cultural. A metodologia utilizada nesse trabalho irá consistir em uma sondagem prévia dos alunos e debate proposto em sala de aula, a respeito de como entendemos o patrimônio nas cidades e como as relações entre passado e presente foram alteradas conforme os valores da sociedade. A partir disso, durante as aulas de acompanhamento será realizado um resgate da história da escola a fim de incutir nos alunos reflexões para se colocar em prática nas oficinas pretendidas, a fim de contextualizar com a realidade desses alunos que estudam na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins - uma instituição tombada como patrimônio material da cidade de Viçosa e que está passando por um período de ampliação. Essas oficinas terão como objetivo propor auxílio dos estudantes da escola na criação de meios de preservação tanto da memória, quanto da estrutura do colégio. Portanto, com o decorrer do projeto, será ministrada aos alunos uma palestra referente aos trabalhos de educação patrimonial evidenciando conceito como bem cultural, cidadania, memória, identidade, regras de tombamentos, e principalmente, sobre a importância dos trabalhos relacionados com a preservação do patrimônio cultural.
Palavras-chave Educação Patrimonial, Memória, História
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.