Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2361

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia e desenvolvimento
Setor Departamento de Economia
Bolsa Jovens Talentos/CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Victor Barcelos Ferreira
Orientador FABRICIO DE ASSIS CAMPOS VIEIRA
Título Análise da evolução recente dos aluguéis residenciais em Viçosa.
Resumo O município de Viçosa abriga um campus da Universidade Federal de Viçosa, sendo esta o carro chefe da economia da cidade. Esta autarquia, além de remunerar docentes e servidores administrativos, atrai um vasto público de estudantes, de nível médio, graduação e pós-graduação, advindos de outros municípios, e que vem somente para estudar na UFV. Esse contingente populacional que migra pra Viçosa com uma finalidade específica demanda uma série de bens e serviços essenciais durante todo o período de estudo, tais como alimentação, moradia, saúde e lazer.
O projeto de pesquisa “Análise da evolução recente dos aluguéis residenciais em Viçosa” estudou, para o período 2009-2013, um mercado promissor que surgiu no município, principalmente na região Central, que concentra uma diversidade maior de serviços ofertados aos estudantes. Moradia é sem dúvida uma condição fundamental para a vivência dos estudantes. Eximindo-se uma ínfima parcela dos estudantes que já reside na cidade ou nas cidades de entorno, todos aqueles que chegam de outras cidades necessitam desde o princípio obter um imóvel para morar. Como é inviável comprar um imóvel para se residir em um pequeno intervalo de tempo entre início e fim dos estudos, a grande maioria opta por locar casas ou apartamentos. O projeto analisou os efeitos de um aumento gradativo na demanda diante da incapacidade de supri-la num primeiro instante.
O primeiro efeito constatado foi o aumento de preço dos aluguéis, num contingente maior no bairro Centro, evidenciando então o promissor mercado de locação de imóveis, e, incorrendo na migração de uma determinada parcela de demandantes para outros bairros periféricos da região central. As construtoras também se viram estimuladas a construir edifícios residenciais para suprir essa procura por habitação da mesma forma que viabilizou uma forma distinta de investimento na cidade, que é a compra de apartamentos para locação. Os impactos desses fenômenos foram: criação de novas vagas de emprego no setor imobiliário, dado o arrefecimento ocasionado pelas transações e locações; o aumento do preço dos imóveis, oriundo de um desarranjo no mercado de compra e venda de imóveis, paralelo ao de aluguel, o que realimenta o aumento do preço dos aluguéis; e por fim, a desconcentração da renda no bairro Centro, migrando também para outros bairros da região central.
Tais impactos foram catalisados também pela inflação, na medida em que os preços sofriam acréscimos de forma generalizada – sendo a média de Viçosa maior do que a média brasileira – os consumidores devido à restrição orçamentária se viam obrigados a migrar para bairros onde o aluguel era mais barato, intensificando a migração do centro para os bairros periféricos, tendo como principais destinos Ramos, Lourdes e Clélia Bernardes. Além disso, a inflação aumenta o preço dos aluguéis, devido às leis de mercado, mas os preços dos imóveis se mantêm constantes, acentuando o estímulo à compra de aluguéis para locação.
Palavras-chave aluguel, imobiliário, inflação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.