Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2360

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Patrick dos Santos Silva
Orientador FREDERICO ASSIS CARDOSO
Outros membros Apolônia de Jerusalém Ferreira Silva, JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO, Laís Amato Avelar, Poliane Lacerda Fonseca
Título Corpo, gênero e sexualidade: formação em educação sexual para professores/as
Resumo Assuntos relacionados à sexualidade estão constantemente presentes nas salas de aula, nos corredores e nas conversas entre os alunos. Assim, percebe-se então a importância dos docentes saberem como agir com esses questionamentos que podem surgir no dia a dia. Visando a formação de educadores/as sexuais, o projeto “Corpo, gênero e sexualidade: formação em educação sexual para professores/as” é um trabalho de extensão universitária financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Extensão Universitária (PIBEX) destinado aos professores das redes municipal/estadual de Viçosa, MG e graduandos dos cursos de licenciatura da UFV interessados/as nos estudos referentes à sexualidade e na aprendizagem das suas possibilidades e estratégias de ensino. Em síntese, o projeto de ação extensionista pode ser compreendida como um convite de acolhida, um movimento que deseja inaugurar a conversa com, e não uma fala para professores/as e futuros/as professores/as de Viçosa/MG. Não se trata de uma espécie de curso de capacitação, mas, antes, de um momento formativo de reflexão e de autorreflexão, uma experiência destinada aos/às educadores/as interessados/as no seu próprio processo de formação, tanto intelectual e como profissional. Como objetivos específicos o projeto visa formar educadores/as sexuais comprometidos/as com o combate da homofobia, do sexismo e dos padrões homogêneos de estética do corpo no ambiente escolar. Ele representa o desejo de um passo significativo em direção à formação de profissionais competentes para atuarem, com mais segurança e embasamento teórico, no campo da educação sexual. Até o mês de julho de 2014, já realizamos cinco encontros, onde podemos exibir filmes e contar com a presença de teóricos que trabalham com os assuntos que permeiam a formação. Analisamos filmes, referenciais teóricos e trabalhamos com assuntos como relações de gênero, corpo, aborto, maternidade, orgasmo, drogas, pedofilia, monogamia, relações livres, entre outros. Apresentamos o projeto no VII Congresso Internacional de Estudos Sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, realizado entre os dias 7 e 9 de Maio, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), localizada na cidade do Rio Grande/RS, onde podemos socializar e compartilhar experiências com outros projetos semelhantes. Acredita-se que a ação extensionista esteja contribuindo para o desenvolvimento de reflexões que, desenvolvidas no futuro na forma de investigações científicas, poderão gerar importantes análises sobre a educação sexual nas escolas de Viçosa; seus limites e suas possibilidades, impasses e dilemas entre tantas outras questões. A proposta também contribui para o desenvolvimento de profissionais reflexivos/as capazes de se posicionarem em relação à educação sexual de maneira consistente e responsável, combatendo a violência (física e simbólica) presente nos discursos homofóbicos e/ou sexistas contidas no âmbito escolar.
Palavras-chave Educação Sexual, Formação de Professores, Relações de Gênero.
Forma de apresentação..... Painel
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