Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2330

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física teórica, experimental e de simulação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor JULIANO CESAR ALVES REIS
Orientador DANIEL RODRIGUES VENTURA
Outros membros MARCELO DE SOUZA SILVÉRIO LEITE, MARCOS FELIPE CALAIS DA SILVA
Título Novas abordagens para o ensino da Física
Resumo Atualmente,na maioria das escolas brasileiras, tanto públicas quanto particulares,o ensino da Física é algo entediante para a maior parcela dos alunos. Visando aumentar o interesse dos alunos, são propostas atividades práticas de fácil execução que usam além de materiais acessíveis agregam também recursos tecnológicos como o computador, sensores, animações e filmagem.
Ao longo deste projeto, desenvolveu-se e testou diversas atividades. Estas atividades foram aplicadas com estudantes do COLUNI e de outras escolas públicas do Ensino Básico. As atividades abrangeram os seguintes conteúdos da Física:
transformações de energia, termofísica, ondulatória, acústica, ótica e eletromagnetismo.
Nos experimentos forma utilizados tanto materiais comuns como lentes, espelhos, termômetros e diapasões, quanto materiais novos e interessantes como sensores de temperatura e animações compuacionais.
Dentre os principais experimentos realizados podemos destacar:
a) Transformando energia elétrica em cinética:foi usado uma pilha grande ligada a um pequeno motor elétrico e este a uma roda;
b) Calor: medindo calor das mãos com sensor térmico acoplado ao software Logger pro, foi realizada uma brincadeira em que dois estudantes, cada um segurando um sensor, testavam a inercia térmica e verificava quem atingia temperaturas maiores em menores intervalo de tempo usando o calor de suas mãos. O gráfico projetado pelo data show exibia instantaneamente o resultado e gerava uma discussão.
c) Astronomia: Foi realizada uma mostra de astronomia do Coluni -UNIVERSO EM ESCALA:
nesse evento os alunos tiveram contato com vídeos e filmes sobre diversos assuntos da astronomia, dois planetários infláveis, observação com lunetas artesanais e um minicurso do software Stellarium, que simula as estrelas, planetas e galáxias.
d) Óptica Geométrica: Numa brincadeira realizou-se o experimento em que parecia estar acendendo vela dentro de um copo de água. Esta ilusão ótica era produzida por meio de vidros semi espelhados.
Esses conteúdos foram trabalhados com estudantes do Ensino Médio COLUNI/UFV e outras escolas visitantes e numa linguagem adaptada para a faixa etária, com alunos de escolas públicas de Viçosa, do quarto e quinto ano do ensino fundamental. Tais experimentos promoveram grande interesse e despertou nos estudantes grande entusiasmo em adquiri conhecimento em ciências, especificamente os fenômenos físicos.
Assim, foi verificado a eficiência de novos métodos de ensino das ciências, afim de motivar o estudante e ampliar seu conhecimento, ao complementar o ensino teórico com a realização de atividades práticas que explicam o seu cotidiano.
Palavras-chave métodos, ensino, física
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.