Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2321

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia solidária e geração de renda
Setor Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vinicius Monteiro Nascimento
Orientador BIANCA APARECIDA LIMA COSTA
Outros membros Alvino de Souza Amaral, Ana Luísa Silva Figueiredo, Ramon da Silva Teixeira, Taís Pires dos Santos
Título Comunicação e mídias no processo de incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários.
Resumo A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP-UFV) é um programa de extensão universitária, constituído em 2003. A ITCP desenvolve ações direcionadas ao fortalecimento e fomento de empreendimentos econômicos organizados a partir dos princípios da Economia Popular Solidária por meio da atuação multidisciplinar de estudantes e professores de diversas áreas do conhecimento acadêmico. O objetivo geral do programa é apoiar iniciativas coletivas visando seu fortalecimento nos aspectos econômicos, organizativos e sociais. Busca-se a geração de trabalho e renda, a promoção do consumo consciente, do comércio justo, da segurança alimentar, da produção agroecológica e solidária e o desenvolvimento local sustentável. O processo de incubação de empreendimentos populares exige metodologias flexíveis que possam ser adaptadas às características de cada grupo, sendo que a radiodifusão, a produção audiovisual, a mídia impressa e principalmente a internet, são ferramentas de grande importância para o desenvolvimento de várias iniciativas. O contexto atual em que vivemos é altamente dinamizado pela tecnologia dos meios de comunicação e o desenvolvimento da identidade visual, marketing e canais que deem visibilidade pública aos empreendimentos são etapas importantes do processo de incubação. Dessa forma, a ITCP-UFV, através do Núcleo de Comunicação, busca dar suporte aos grupos incubados no que diz respeito à elaboração de materiais gráficos e suporte à difusão de informações através de ferramentas online como as redes sociais. São elaborados logomarcas, cartões, folders, cartazes e banners para cada empreendimento de forma participativa, envolvendo-os no processo de criação desses materiais para que os mesmos representem de fato a identidade do grupo. Instituído internamente como uma das equipes de trabalho da Incubadora no ano de 2013, o Núcleo de Comunicação também auxilia na divulgação de todos os trabalhos realizados pela ITCP dentro e fora da comunidade acadêmica, bem como a divulgação das ações dos agentes da Economia Popular Solidária e seus parceiros, através de site institucional, redes sociais e o boletim bimestral impresso e online da Incubadora, o ITCProsa.
Palavras-chave comunicação gráfica, mídias, economia solidária
Forma de apresentação..... Painel
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