Resumo |
O presente estudo buscou evidenciar as práticas cotidianas tecidas ao longo da trajetória percorrida pela Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) e pelos sujeitos que fizeram com que esta se tornasse referência educacional na cidade de Viçosa/MG, não só por aqueles que vivenciaram essa trajetória de forma direta ou indireta, como também pelo governo do estado de Minas Gerais. Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve início no ano de 2013, realizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o financiamento do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Primeiramente, apresentaremos um breve histórico do contexto político no qual foi criado o projeto Escola-Referência e as expectativas do governo de Minas Gerais ao desenvolvê-lo. Após essa apresentação, evidenciaremos o estudo realizado sobre os documentos oficiais da ESEDRAT, como atas e documentos inativos, e o modo como esses são capazes de retratar o espaçotempo onde se pensava, se (re)criava, se vivia e se (re)produzia os cotidianos da escola. Esse trabalho também analisa as memórias narradas dos sujeitos praticantes desses cotidianos, em específico, os alunos egressos, funcionários e ex-funcionários, professores e ex-professores. Por acreditarmos que os estudos nos/dos/com os cotidianos permitem, para além do compreender, o adentrar na realidade trabalhada, de modo a perceber as relações tecidas e criadas no interior da escola, esse artigo tem como referências autores como Carlos Eduardo Ferraço (2012), Inês Barbosa de Oliveira (2008) e Joanir Gomes de Azevedo (2008), que trabalham com a temática cotidianos. Assim como Oliveira (2008), acreditamos que o cotidiano se constitui do espaçotempo da complexidade da vida social. Nele se inscreve toda a produção de conhecimento e práticas, sejam elas científicas, sociais, grupais e/ou individuas. É nessa perspectiva que se constrói a importância de se pensar o interior da escola intrinsecamente à realidade e às vivências da escola e de seus sujeitos praticantes. Evidenciou-se que historicamente, a ESEDRAT, desde a sua criação, vem se constituindo como referência educacional na cidade por meio dos saberesfazeres cotidianos, que foram sendo construídos continuamente e que fizeram com que a escola recebesse reconhecimento pelo estado de Minas Gerais e pela própria cidade em que está instalada. |