Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2310

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa Jovens Talentos/CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Roney Grillo de Souza
Orientador RICARDO CAPUCIO DE RESENDE
Outros membros Flávio Quintela da Silva Araújo, GEICE PAULA VILLIBOR, Michel Ângelo de Rezende Coronel
Título Desenvolvimento de um dispositivo mecânico para a separação e classificação dos frutos de café em função do estágio de maturação.
Resumo Este projeto foi voltado ao estudo e aperfeiçoamento de um dispositivo mecânico que possa permitir a separação dos frutos de café em função do seu estágio de maturação. Com a finalidade de promover informações para a otimização do protótipo, que encontra-se em estágio de desenvolvimento.
Considerando que o café cereja possui valor de mercado superior devido a maior qualidade da bebida produzida a partir desses grãos, o projeto se apresentou como uma alternativa com boa viabilidade econômica frente aos métodos tradicionais de separação, que utilizam despolpamento ou o princípio óptico, e apresentam um custo elevado.
O princípio de funcionamento baseia-se na resistência do fruto à penetração por hastes pontiagudas, que é diferente para cada estágio de maturação. A proposta consiste na utilização de dois cilindros, um com hastes pontiagudas, e outro revestido com espuma. A tecnologia possui como complementos os seguintes componentes para auxiliar na sua função principal: moega para alimentação do sistema, bica de direcionamento e sistema de separação dos frutos.
Os frutos devem ser pressionados pela espuma contra as hastes. Desse modo, os frutos maduros, por possuírem menor resistência a penetração, ficam aderidos às hastes. Já os verdes, devido a maior resistência a penetração, não se aderem. Assim a separação pode ser efetuada, e os frutos cereja direcionados a um recipiente exclusivo.
O bom funcionamento do cilindro revestido por espuma é crucial, visto sua influência direta no desempenho da tecnologia. Por isso, a escolha da espuma a ser utilizada deve ser minuciosa. Nos testes realizados pudemos verificar algumas características básicas que ela deve possuir. Verificamos também um aumento da eficiência, com a utilização de uma espuma mais dura. A espuma deve ser resistente, para que os frutos sejam pressionados com força suficiente. Outra característica muito importante é a sua flexibilidade, uma vez que a separação ocorre de forma constante, ela deve possuir boa regeneração da deformação.
Foram feitas pesquisas sobre os tipos de espumas que possuem tais características, nas quais pudemos verificar que as espumas de alta resiliência são as mais indicadas para a função, pois possuem capacidade regenerativa superior do que as convencionais. Existe também a possibilidade de utilizar outro material ao invés da espuma, como o silicone, ou algum tipo de borracha, que também podem se tornar uma opção para desempenhar a função, caso os novos testes a serem realizados não apresentem resultados satisfatórios.
Palavras-chave separação do café, características do protótipo, escolha da espuma.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.