Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID tem como um dos objetivos a formação reflexiva de futuros professores, por meio da inserção do bolsista no cotidiano escolar, articulando os saberes acadêmicos às práticas docentes. Os diferentes contextos sociais têm demandado diferentes respostas dos sistemas de ensino ao longo do processo histórico. Assim, o subprojeto Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade busca resgatar propostas e literaturas referentes à interdisciplinaridade como uma forma de intervenção neste cotidiano escolar. O presente trabalho tem como público alvo a comunidade acadêmica, a Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes – CASB e a Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres – ESEDRAT, localizadas no município de Viçosa – Minas Gerais. O estudo da interdisciplinaridade permite a compreensão da Geografia Escolar como um saber específico, gestado e produzido na confluência do ambiente escolar, o saber científico e as experiências individuais dos diversos sujeitos escolares. Dessa forma, acredita-se que este projeto contribui para a formação de futuros professores reflexivos e pesquisadores. Tem como objetivo principal: compreender o papel da pesquisa na formação de professores, articulando o saber e a prática docente. Bem como, discutir, junto aos professores da educação básica, a importância da interdisciplinaridade para o ensino de Geografia na atualidade. Além disso, objetiva-se analisar como a interdisciplinaridade vem sendo abordada pelos professores de Geografia nas escolas participantes do subprojeto e na academia. Para tanto, fez-se o levantamento de teses relacionadas ao Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade das instituições de nível superior do Brasil, cadastradas no banco de dados da CAPES entre 2002 a 2012. Em um segundo momento, realizou-se a leitura das teses selecionadas, priorizando a análise das concepções de interdisciplinaridade nelas contidas. Por fim, foram feitas observações e conversas sobre os conteúdos e atividades realizadas nas escolas acompanhadas pelos participantes do PIBID, avaliando como a interdisciplinaridade vem sendo abordada nas práticas de Geografia. Até o momento, percebe-se que a temática vem sendo pouco explorada pela produção acadêmica. Nas escolas, a interdisciplinaridade tem ocorrido de forma fragmentada e de maneira pouco aprofundada, atendendo ao que é posto pelos órgãos governamentais de ensino. Neste trabalho, entende-se que a interdisciplinaridade contempla a discussão sobre as diferentes interfaces demandadas à Escola na atualidade, tornando-se uma das chaves de superação de conflitos gerados pela disciplinaridade. |