Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2301

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Janice Estarlino Vidal
Orientador MARIA ISABEL DE JESUS CHRYSOSTOMO
Outros membros Camila de Cássia Tavares Pereira
Título Educação para a diversidade e resistência étnico racial
Resumo O projeto “Educação para a diversidade e resistência étnico racial” é um desdobramento do projeto “Resistência e subversão espacial das culturas afro – brasileiras na cidade de Viçosa- MG: uma proposta de intervenção e integração cultural junto as escolas e grupos afro – brasileiros”. Este projeto atuou em 2013 desenvolvendo atividades com professores de Ponte Nova. O “Educação para a diversidade e resistência étnico racial” atua em Viçosa e em Ponte Nova. O projeto objetiva desenvolver atividades de ensino e culturais junto a professores, futuros professores e alunos de escolas públicas, com o intuito de disseminar as práticas afro –brasileiras em escolas e na UVF. Na UFV a atuação do projeto se dá através de grupo de estudo aberto para todos que se interessarem pela temática racial, nos quais são lidos e discutidos textos, ainda fazemos reuniões para definir as atividades que serão desenvolvidas, bem como separação de materiais que possam ser usados em nossas atividades, como textos, filmes, músicas e imagens. Em Ponte Nova o projeto está desenvolvendo atividades com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário. Até o momento foram realizadas duas reuniões com a diretora e supervisora dessa escola e uma reunião com a professora de geografia da mesma. Com os alunos da Escola.N. S. R foram feitos dois encontros, o primeiro chamado de “Sensibilização” onde a equipe do projeto iniciou discussões e explicou como as intervenções posteriores iriam acontecer. O segundo momento com os alunos se deu através da oficina de “Diáspora Negra” no qual apresentamos que o translado africano não foi somente de mão de obra, mas também de conhecimentos, técnicas e costumes. Pretendemos ainda, realizar mais três oficinas com os alunos da escola em questão e também temos o intuito de realizar no fim do ano um Colóquio na UFV, a fim de integrar ainda mais no meio acadêmico as questões étnico raciais. Em relação aos resultados obtidos até o momento, com o grupo de estudos, está sendo possível proporcionar aos estudantes da UFV discussões sobre temáticas étnico - raciais bem como ampliar o campo de visão dos estudantes, abordando a importância dos africanos em diversos campos econômicos e culturais. Já com os alunos da escola na qual o projeto vem sendo desenvolvido, estamos trabalhando para que eles tomem consciência sobre a importância dos africanos para a formação do território brasileiro. Desenvolvemos ainda discussões mostrando como brincadeiras realizadas no ambiente escolar são muitas vezes preconceituosas e podem provocar sérios danos àqueles que são vítimas, além disso, o projeto vem impactando positivamente um amplo público. Sendo assim, através das atividades realizadas pela equipe do projeto estamos desfazendo pré- conceitos sobre a África e africanos, e mostramos como estes foram e ainda são pessoas resistentes, que contribuíram ativamente em diversos aspectos para a formação das identidades brasileiras.
Palavras-chave Conscientização, preconceito, africanos
Forma de apresentação..... Painel
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