Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2293

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e paisagismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Samira Souza Lima
Orientador ROBERTO DE ALMEIDA GOULART LOPES
Outros membros Mariana Carvalho de Souza
Título O projeto do projeto. A busca da transversalidade na formação do arquiteto.
Resumo A pesquisa desenvolvida teve como objetivo principal compreender a gama de requisitos, articulações e ações obrigatórias ao ambiente material, funcional e ideológico da formação do Arquiteto e Urbanista, visando à reflexão que auxilie na reestruturação da espinha dorsal curricular do curso – a cadeia de disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, do DAU-UFV, no sentido do aprimoramento contingente às demandas atuais. Basicamente, estes questionamentos norteiam a pesquisa: qual o Projeto Pedagógico ideal, hoje, que possibilite uma formação em projeto arquitetônico suficientemente abrangente em conteúdo e práticas, do vasto universo de informações e tecnologias disponível? Como aperfeiçoar a matriz curricular no sentido de potencializar o aprendizado por meio de exercícios difusores de conteúdo, e minimizar a grande quantidade de tarefas tão recorrentes nos cursos de Arquitetura e Urbanismo? E por fim, como estruturar o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFV para alcançar o perfil do egresso desejado, visando, também, a oportunidade de uma formação mais personalizada? Para solucionar essas questões, foram desenvolvidas na pesquisa revisões, leituras, análises e compilação bibliográfica sobre os temas referentes às discussões do ensino de Arquitetura e Urbanismo e temas transversais; análise do atual Projeto Pedagógico do curso na UFV e suas implicações na formação do arquiteto e urbanista; estudo de caso de cursos de Arquitetura e Urbanismo reconhecidamente destacados por seu diferencial e qualidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória, apoiada no método de abordagem hipotético-dedutivo com o uso da observação direta intensiva, tendo como principais técnicas a observação assistemática e a entrevista, seguidas de pesquisa ex-post-facto. Como resultado destas ações pretende-se formar um quadro referencial para o debate de construção da reavaliação do Projeto Pedagógico a ser realizado, proximamente, com a participação de todos os setores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
Palavras-chave ensino em arquitetura, projeto pedagógico, ateliê de projeto
Forma de apresentação..... Painel
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