Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2283

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Karine Nantes Sélos
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Título Movimento: um novo jogo didático para a aprendizagem de Física no Ensino Fundamental
Resumo O Projeto Jovem Cientista se propõe a auxiliar na melhoria da aprendizagem da disciplina de Ciências, principalmente através da experimentação, em uma abordagem investigativa e interdisciplinar. Os estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental matriculados no Projeto frequentam aulas práticas semanais, onde desenvolvem sua capacidade de observação e descrição de fenômenos, de formulação e confirmação de hipóteses. Com isto seu interesse pela Ciência é ampliado, desenvolvem espírito crítico e cooperativo. No processo de ensino-aprendizagem, atividades lúdicas também são instrumentos de aprendizagem que favorecem a construção do conhecimento, desenvolvem perspectivas e dimensões que auxiliam o desenvolvimento social e interpessoal do educando. O lúdico é uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo para a aprendizagem e para a progressão de diferentes habilidades. Visando contribuir para a aprendizagem contextualizada e divertida de conteúdos de Física ensinados no último ano do Ensino Fundamental, foi construído o jogo: Movimento. Para facilitar a aprendizagem dos conceitos relacionados a movimentos uniformes (MU) e movimentos uniformemente variados (MUV), este jogo de tabuleiro foi organizado com um layout de vias urbanas, por onde os jogadores trafegam à medida que acertam perguntas sobre o tema. Também foram acrescentadas algumas situações diárias de trânsito, a fim de tornar o jogo mais emocionante. Para avaliar a adequação do material paradidático preparado, este foi aplicado para turmas de alunos do nono ano das Escolas Municipais Coronel Antônio da Silva Bernardes, Ministro Edmundo Lins e Centro Municipal Educacional Dr. Januário de Andrade Fontes. Foi aplicado um questionário prévio para avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto, e outro questionário após a atividade. A pesquisa com aplicação de questionários comprovou as hipóteses levantadas quanto às dificuldades dos alunos em resolver problemas envolvendo MU e, principalmente, MUV. As médias gerais de acertos nos exercícios realizados antes do jogo foram iguais a 2,5 pontos. Após o jogo, os alunos participantes obtiveram em média 4,5 pontos, correspondendo a uma melhora de 80%. Os resultados indicaram que o jogo facilitou o aprendizado para os alunos e constitui-se, portanto, em uma proposta pedagógica válida. Os alunos se divertiram muito, o que também é um fator indicativo da qualidade do jogo didático. Assim, este será aplicado em todas as turmas das nove escolas participantes do Projeto Jovem Cientista.
Palavras-chave Jogos didáticos, Ensino fundamental, Ensino de Ciências
Forma de apresentação..... Painel
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