ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação e meio ambiente |
Setor |
Departamento de Economia Doméstica |
Bolsa |
CNPq/Balcão |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
CNPq |
Primeiro autor |
Janine Fernanda da Silveira |
Orientador |
SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA |
Outros membros |
Danielle Batista Moreira da Silva Paiva, Glauciane Aparecida Pereira, Jardel Fellipe de Lima e Silva, Taís Ribeiro Fortes |
Título |
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA COMO MEDIADORA DAS RELAÇÕES DE CONSUMO DA TECNOLOGIA DOS TRANGÊNICOS: A Percepção dos estudantes de ensino médio em escola pública, Viçosa- MG |
Resumo |
Na contemporaneidade tem-se vivenciado uma sociedade onde os produtos atingem a população de maneira rápida. Para que o consumidor se sinta preparado diante desse volume de informações é necessário conhecimento e orientação, pois ambos podem capacitar para o consumo e promover o bem-estar social. Por isso torna-se necessário que o conhecimento chegue ao consumidor para a sua tomada de decisão. E neste estudo foi discutido o conhecimento sobre produtos transgênicos, ou seja, os transgênicos ou OGM’s (Organismos Geneticamente Modificados), pois estes estão presentes na alimentação, vestuário, medicamentos, entre outros itens do cotidiano das famílias e indivíduos. Apesar disso, pouca informação chega ao consumidor, neste sentido faz-se necessário a popularização do conhecimento sobre esta tecnologia. Nesta perspectiva este estudo teve como objetivo desenvolver ações que viabilizassem o acesso a informação sobre transgênicos para uma amostra de famílias viçosenses, através dos alunos da ESEDRAT (Escola “Estadual Dr. Raimundo Alves Torres”). E de forma específica: conhecer o aprendizado prévio dos alunos a respeito dos OGM’s; divulgar informações da aplicação dos transgênicos em áreas diferentes do cotidiano individual e familiar; e auxiliar na elaboração de feiras e projetos dos alunos, que estivessem direcionados ao tema transgênicos. O estudo foi realizado em Viçosa, localizada na Zona da Mata mineira. Teve como amostra alunos do terceiro ano do ensino médio em 2013 e do primeiro ano, também do ensino médio, em 2014. Tal decisão foi necessária para que houvesse possibilidade de continuidade do estudo na referida escola. No ano de 2013 utilizou-se o método de qualificativos associados, para compreender o conhecimento existente a priori sobre transgênicos. Em 2014 utilizou-se a produção de texto. Tal método permitiu perceber as dificuldades que existem entre os mesmos de perceber a biotecnologia como a citada, como um processo de transformação do seu cotidiano e de sua família. Tais dados foram organizados na forma de livro denominado “Série Divulgação da Ciência”, que trouxe como primeiro tema a discussão das plantas resistentes a seca. Este livro será distribuído para a sociedade viçosense através da ESEDRAT, e para a sociedade brasileira por meio do INCTIPP (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia “Interação Planta Praga”) e seus parceiros. A experiência do estudo fortaleceu as ações do PET-Economia Doméstica e o do INCTIPP na sua meta de divulgação da ciência, mas principalmente permitiu que o usuário final da tecnologia possa perceber sua utilidade em seu cotidiano. |
Palavras-chave |
Transgênicos, Educação para consumo, Divulgação da ciência |
Forma de apresentação..... |
Oral |