Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2276

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa CNPq/Balcão
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Janine Fernanda da Silveira
Orientador SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA
Outros membros Danielle Batista Moreira da Silva Paiva, Glauciane Aparecida Pereira, Jardel Fellipe de Lima e Silva, Taís Ribeiro Fortes
Título POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA COMO MEDIADORA DAS RELAÇÕES DE CONSUMO DA TECNOLOGIA DOS TRANGÊNICOS: A Percepção dos estudantes de ensino médio em escola pública, Viçosa- MG
Resumo Na contemporaneidade tem-se vivenciado uma sociedade onde os produtos atingem a população de maneira rápida. Para que o consumidor se sinta preparado diante desse volume de informações é necessário conhecimento e orientação, pois ambos podem capacitar para o consumo e promover o bem-estar social. Por isso torna-se necessário que o conhecimento chegue ao consumidor para a sua tomada de decisão. E neste estudo foi discutido o conhecimento sobre produtos transgênicos, ou seja, os transgênicos ou OGM’s (Organismos Geneticamente Modificados), pois estes estão presentes na alimentação, vestuário, medicamentos, entre outros itens do cotidiano das famílias e indivíduos. Apesar disso, pouca informação chega ao consumidor, neste sentido faz-se necessário a popularização do conhecimento sobre esta tecnologia. Nesta perspectiva este estudo teve como objetivo desenvolver ações que viabilizassem o acesso a informação sobre transgênicos para uma amostra de famílias viçosenses, através dos alunos da ESEDRAT (Escola “Estadual Dr. Raimundo Alves Torres”). E de forma específica: conhecer o aprendizado prévio dos alunos a respeito dos OGM’s; divulgar informações da aplicação dos transgênicos em áreas diferentes do cotidiano individual e familiar; e auxiliar na elaboração de feiras e projetos dos alunos, que estivessem direcionados ao tema transgênicos. O estudo foi realizado em Viçosa, localizada na Zona da Mata mineira. Teve como amostra alunos do terceiro ano do ensino médio em 2013 e do primeiro ano, também do ensino médio, em 2014. Tal decisão foi necessária para que houvesse possibilidade de continuidade do estudo na referida escola. No ano de 2013 utilizou-se o método de qualificativos associados, para compreender o conhecimento existente a priori sobre transgênicos. Em 2014 utilizou-se a produção de texto. Tal método permitiu perceber as dificuldades que existem entre os mesmos de perceber a biotecnologia como a citada, como um processo de transformação do seu cotidiano e de sua família. Tais dados foram organizados na forma de livro denominado “Série Divulgação da Ciência”, que trouxe como primeiro tema a discussão das plantas resistentes a seca. Este livro será distribuído para a sociedade viçosense através da ESEDRAT, e para a sociedade brasileira por meio do INCTIPP (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia “Interação Planta Praga”) e seus parceiros. A experiência do estudo fortaleceu as ações do PET-Economia Doméstica e o do INCTIPP na sua meta de divulgação da ciência, mas principalmente permitiu que o usuário final da tecnologia possa perceber sua utilidade em seu cotidiano.
Palavras-chave Transgênicos, Educação para consumo, Divulgação da ciência
Forma de apresentação..... Oral
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