Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2275

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Talita dos Santos Alves Vilela
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais
Resumo O Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais vem sendo realizado na Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa – MG, junto ao Departamento de Letras e configurou-se nos moldes pedagógicos do “Programa de Extensão em Ensino de Línguas” – PRELIN. O CELIB tem por objetivo expandir e difundir o ensino da Língua Brasileira de Sinais, considerando sua importância e interesse para a comunidade Surda, acadêmica e regional; vem a favorecer os programas e projetos acadêmicos relacionados ao ensino de línguas e pesquisa sobre formação de professores de línguas do Departamento de Letras; tem a intuito de possibilitar oportunidade de estágio aos acadêmicos do curso de Letras, criando condições para que os mesmos desenvolvam as habilidades e as competências necessárias ao mercado de trabalho. Dessa forma, as ações desenvolvidas até o momento foram: encontros do grupo com a presença da coordenadora para o planejamento e desenvolvimento das atividades; reuniões semanais com o orientador para discutir sobre a construção dos planos de aula e as atividades realizadas durante as aulas; desenvolvimento das aulas de ensino/aprendizagem da LIBRAS semanalmente para diferentes turmas de básico I e II e Intermediário I e II; a construção individual, de cada professor-estagiário, referente aos planos, organização das aulas, construção de materiais lúdicos e atividades para serem realizadas em sala de aula; elaboração de resumos visando à divulgação do curso e da língua, para participação em eventos, seminários, semana acadêmica, minicursos, entre outros; a aplicação de um curso de formação inicial complementar para os estagiários sobre Práticas de Interpretação, para um aprofundamento no embasamento teórico e prático às aulas de LIBRAS; e execução de minicursos (Contação de Histórias e Introdução à LIBRAS). Até o mês de Julho de 2014 o CELIB alcançou os seus propósitos: ofereceu estágio aos alunos do curso de Letras, que ministraram aulas nos cursos e minicursos oferecidos; proporcionou estágio a um acadêmico do curso de Secretário Executivo Trilíngue; desenvolveu as aulas de LIBRAS nos níveis Básico I e II, Intermediário I e II aos alunos matriculados no CELIB, pertencentes aos demais cursos de graduação e pós-graduação da UFV, funcionários dessa Instituição e comunidade externa. Também, o curso trouxe repercussão em relação à forma que a UFV trata de acessibilidade e inclusão por meio do ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. Na comunidade, a valorização dessa língua contribuiu para o conhecimento da comunidade Surda, bem como a inclusão de surdos na sociedade e no meio acadêmico. Ainda. dentre as ações, o Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais demarca o papel dado à extensão universitária como elemento de ligação entre o ensino superior e a sociedade em que se insere e concretiza a possibilidade de interferência e mudanças sociais na vida dos acadêmicos e dos indivíduos da sociedade.
Palavras-chave Ensino, Língua Brasileira de Sinais, Inclusão
Forma de apresentação..... Oral
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