Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2267

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Geotecnia e sistemas viários
Setor Departamento de Engenharia Civil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Eduardo Souza Candido
Orientador CARLOS ALEXANDRE BRAZ DE CARVALHO
Outros membros DARIO CARDOSO DE LIMA, George Gledson Frota Aragão, JOSE MARIA FRANCO DE CARVALHO, Riger Lanza Galvão
Título Proposta de trecho experimental em pavimento rígido para o campus da UFV
Resumo Em um mundo em constante evolução onde as necessidades mudam em função das tecnologias atuais, na busca da melhor relação custo/benefício, dos novos conceitos de durabilidade e da exigência cada vez maior da sociedade quanto à qualidade dos bens e serviços públicos, a grande durabilidade e a pequena necessidade de manutenção são condições fundamentais nas escolhas da nova geração de pavimentos. Diante dessa realidade, revela-se a importância da utilização do pavimento de concreto, proporcionando uma nova solução tecnológica que venha atender as atuais exigências de qualidade, durabilidade e segurança. O trabalho apresenta o dimensionamento de um trecho experimental em pavimento rígido na via vicinal VCS 346 em Viçosa/MG, que liga o Campus da Universidade Federal de Viçosa à BR 120, com o objetivo de verificar a possibilidade de sua implantação utilizando cimentos e agregados da região em estudo. O dimensionamento foi feito utilizando o Método da Portland Cement Association (PCA) de 1984 e atendendo aos requisitos básicos do Manual de Pavimentos Rígidos do DNIT (2005). Para a execução do dimensionamento, fez-se a contagem do tráfego na via, a caracterização dos materiais (agregados e cimento) e realizou-se uma dosagem experimental para obtenção de três traços de concreto. Em seguida, foram moldados corpos de prova cilíndricos e prismáticos para a execução de ensaios para a obtenção da resistência à compressão axial e à tração na flexão, obtendo-se, desse modo, a Curva de Abrams para os materiais estudados. Com a curva foi possível encontrar uma melhor relação água/cimento e, consequentemente, o traço ideal a ser utilizado no dimensionamento do trecho experimental da VCS 346, de acordo com as determinações do manual do DNIT. Os materiais de construção apresentaram resultados compatíveis às exigências normativas, o que viabiliza tecnicamente a sua utilização. A contagem do tráfego apresentou um volume médio de 1.100 veículos/dia, considerando os dois sentidos, o que nos leva a concluir que além do fluxo diário proporcionado por servidores e estudantes da UFV, o tráfego é principalmente influenciado por moradores e comerciantes da região de Viçosa; que se utilizam dessa via como uma forma alternativa de acesso à cidade. Além disso, foi possível a produção de um concreto em laboratório com relação água/cimento igual a 0,5 que atendesse às especificações tanto à resistência à compressão, da ordem de 30 MPa, quanto à tração na flexão, da ordem de 4,5 MPa. Sendo assim, conclui-se que a implantação de um trecho experimental em pavimento rígido no campus da UFV seria um marco importante nos estudos deste tema no Brasil. A concepção deste trecho possibilitará estudar e verificar o comportamento do pavimento ao longo do tempo, através da realização de ensaios em laboratório e na própria pista; uma vez que além de estrutura, a universidade apresenta corpo docente e estudantil capazes de contribuir e muito no desenvolvimento dos pavimentos de concreto.
Palavras-chave Pavimento Rígido, Trecho Experimental, Dimensionamento.
Forma de apresentação..... Painel
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