Resumo |
Em um mundo em constante evolução onde as necessidades mudam em função das tecnologias atuais, na busca da melhor relação custo/benefício, dos novos conceitos de durabilidade e da exigência cada vez maior da sociedade quanto à qualidade dos bens e serviços públicos, a grande durabilidade e a pequena necessidade de manutenção são condições fundamentais nas escolhas da nova geração de pavimentos. Diante dessa realidade, revela-se a importância da utilização do pavimento de concreto, proporcionando uma nova solução tecnológica que venha atender as atuais exigências de qualidade, durabilidade e segurança. O trabalho apresenta o dimensionamento de um trecho experimental em pavimento rígido na via vicinal VCS 346 em Viçosa/MG, que liga o Campus da Universidade Federal de Viçosa à BR 120, com o objetivo de verificar a possibilidade de sua implantação utilizando cimentos e agregados da região em estudo. O dimensionamento foi feito utilizando o Método da Portland Cement Association (PCA) de 1984 e atendendo aos requisitos básicos do Manual de Pavimentos Rígidos do DNIT (2005). Para a execução do dimensionamento, fez-se a contagem do tráfego na via, a caracterização dos materiais (agregados e cimento) e realizou-se uma dosagem experimental para obtenção de três traços de concreto. Em seguida, foram moldados corpos de prova cilíndricos e prismáticos para a execução de ensaios para a obtenção da resistência à compressão axial e à tração na flexão, obtendo-se, desse modo, a Curva de Abrams para os materiais estudados. Com a curva foi possível encontrar uma melhor relação água/cimento e, consequentemente, o traço ideal a ser utilizado no dimensionamento do trecho experimental da VCS 346, de acordo com as determinações do manual do DNIT. Os materiais de construção apresentaram resultados compatíveis às exigências normativas, o que viabiliza tecnicamente a sua utilização. A contagem do tráfego apresentou um volume médio de 1.100 veículos/dia, considerando os dois sentidos, o que nos leva a concluir que além do fluxo diário proporcionado por servidores e estudantes da UFV, o tráfego é principalmente influenciado por moradores e comerciantes da região de Viçosa; que se utilizam dessa via como uma forma alternativa de acesso à cidade. Além disso, foi possível a produção de um concreto em laboratório com relação água/cimento igual a 0,5 que atendesse às especificações tanto à resistência à compressão, da ordem de 30 MPa, quanto à tração na flexão, da ordem de 4,5 MPa. Sendo assim, conclui-se que a implantação de um trecho experimental em pavimento rígido no campus da UFV seria um marco importante nos estudos deste tema no Brasil. A concepção deste trecho possibilitará estudar e verificar o comportamento do pavimento ao longo do tempo, através da realização de ensaios em laboratório e na própria pista; uma vez que além de estrutura, a universidade apresenta corpo docente e estudantil capazes de contribuir e muito no desenvolvimento dos pavimentos de concreto. |