Resumo |
Resumo: O presente trabalho é vinculado à disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio – EDU144, oferecida pelo departamento de Educação/UFV. Nosso objetivo consistiu em apresentar as características do sistema de avaliação nacional brasileiro, refletir acerca da funcionalidade do sistema e de seus dispositivos legais na busca pela qualidade do ensino no país a partir de dados do Ideb – Índice de desenvolvimento da educação básica, do município de Viçosa – MG e questionário aplicado a uma amostra de professores da rede pública de ensino. A Pesquisa foi realizada primeiramente através do conteúdo explicitado nas aulas de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio e a partir da utilização dos artigos 9º, 36°, 41º e 31º da LDB (1996) que asseguram o processo nacional de avaliação, no ensino fundamental, médio e superior. Em seguida, foi utilizada a Constituição Federal que desde 1988, no Brasil que assegura a "garantia de padrão de qualidade" (Brasil, 1988). Também foi utilizado o livro “AVALIAÇÃO: Da Excelência à Regulação das Aprendizagens” que pontua a grande diferença entre avaliar e qualificar, destacando que a avaliação como prática qualificadora nasceu com claros propósitos de justificar a exclusão (PERRENOUD, 1999). Para coleta de dados foi utilizado o site do INEP - Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que possibilitou o acesso ao Ideb do município de Viçosa – MG. A partir destes dados, percebemos a necessidade de refletir acerca da funcionalidade e aplicabilidade desse sistema, então, na tentativa de identificar possíveis insatisfações dos professores da rede pública de ensino de Viçosa quanto à funcionalidade do sistema avaliativo nacional em suas escolas, foi aplicado um questionário fechado a uma amostra(cinco) de professores de diferentes escolas de Viçosa MG. Os resultados dos questionários aplicados apresentaram-nos o ponto de vista negativo dos professores em relação à avaliação externa aplicada pelo INEP. O questionário abrangeu três perguntas, sendo elas respectivamente: 1) O que você acha dos sistemas de avaliação implantados pelo governo?; 2) Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais? e 3) De acordo com sua experiência em sala você vê o sistema de avaliação como uma atividade de controle que visa selecionar e, portanto, incluir alguns e excluir outros?. Assim, constatamos com a análise das respostas dos questionários que 50% dos professores consideram o sistema de avaliação incompatível com a realidade da sala de aula e 50% acreditam que ele seja pouco compatível. Também foi demonstrado que para 60% dos professores os PCNs são um apoio/ suporte na prática dentro da sala de aula e que 20% desconhece as propostas dos mesmos e 20% consideram que eles atrapalham a autonomia do professor. para 80% deles, o sistema serve mais aos interesses mercadológicos do que os interesses da formação epistêmica do indivíduo. |