Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2263

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marcela Constantino Sotta
Orientador JOSE HENRIQUE DE OLIVEIRA
Outros membros Aryane Costa da Silva, Juliana Cristina Costa, Maria Luisa Rodrigues de Sá
Título LDB e a Avaliação Da Educação No Brasil
Resumo Resumo: O presente trabalho é vinculado à disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio – EDU144, oferecida pelo departamento de Educação/UFV. Nosso objetivo consistiu em apresentar as características do sistema de avaliação nacional brasileiro, refletir acerca da funcionalidade do sistema e de seus dispositivos legais na busca pela qualidade do ensino no país a partir de dados do Ideb – Índice de desenvolvimento da educação básica, do município de Viçosa – MG e questionário aplicado a uma amostra de professores da rede pública de ensino. A Pesquisa foi realizada primeiramente através do conteúdo explicitado nas aulas de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio e a partir da utilização dos artigos 9º, 36°, 41º e 31º da LDB (1996) que asseguram o processo nacional de avaliação, no ensino fundamental, médio e superior. Em seguida, foi utilizada a Constituição Federal que desde 1988, no Brasil que assegura a "garantia de padrão de qualidade" (Brasil, 1988). Também foi utilizado o livro “AVALIAÇÃO: Da Excelência à Regulação das Aprendizagens” que pontua a grande diferença entre avaliar e qualificar, destacando que a avaliação como prática qualificadora nasceu com claros propósitos de justificar a exclusão (PERRENOUD, 1999). Para coleta de dados foi utilizado o site do INEP - Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que possibilitou o acesso ao Ideb do município de Viçosa – MG. A partir destes dados, percebemos a necessidade de refletir acerca da funcionalidade e aplicabilidade desse sistema, então, na tentativa de identificar possíveis insatisfações dos professores da rede pública de ensino de Viçosa quanto à funcionalidade do sistema avaliativo nacional em suas escolas, foi aplicado um questionário fechado a uma amostra(cinco) de professores de diferentes escolas de Viçosa MG. Os resultados dos questionários aplicados apresentaram-nos o ponto de vista negativo dos professores em relação à avaliação externa aplicada pelo INEP. O questionário abrangeu três perguntas, sendo elas respectivamente: 1) O que você acha dos sistemas de avaliação implantados pelo governo?; 2) Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais? e 3) De acordo com sua experiência em sala você vê o sistema de avaliação como uma atividade de controle que visa selecionar e, portanto, incluir alguns e excluir outros?. Assim, constatamos com a análise das respostas dos questionários que 50% dos professores consideram o sistema de avaliação incompatível com a realidade da sala de aula e 50% acreditam que ele seja pouco compatível. Também foi demonstrado que para 60% dos professores os PCNs são um apoio/ suporte na prática dentro da sala de aula e que 20% desconhece as propostas dos mesmos e 20% consideram que eles atrapalham a autonomia do professor. para 80% deles, o sistema serve mais aos interesses mercadológicos do que os interesses da formação epistêmica do indivíduo.
Palavras-chave Sistema nacional de avaliação, Funcionalidade, Qualidade de ensino.
Forma de apresentação..... Painel
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