Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2256

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES, FUNARBE
Primeiro autor Thais Rocha Barbosa
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Deyse Alves Matias, Emily de Souza Ferreira, GLAUCE DIAS DA COSTA, Mariana Araújo Pena Bastos
Título Portfólios reflexivos como ferramentas de promoção da autonomia e desenvolvimento de habilidades e atitudes na formação acadêmica e cidadã
Resumo As tendências atuais em educação apontam para a utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, visando tornar o estudante protagonista do seu próprio processo de formação. Para isso, o processo de aprendizagem e avaliação devem ser capaz de desencadear uma visão do todo e ainda incentivar a construção de redes de mudanças sociais que possibilitem a expansão da consciência individual e coletiva. Dentre os métodos ativos e inovadores, destaca-se o papel do portfólio, enquanto ferramenta potente transformadora ao auxiliar os estudantes a se tornarem pessoas ativas, investigadores críticos, sempre abertos ao diálogo e ao novo. Neste estudo, os portfólios configuraram-se em metodologia de ensino e aprendizagem utilizada na disciplina de Políticas de Saúde de forma articulada para os cursos de graduação de Enfermagem e Nutrição na Universidade Federal de Viçosa. De forma didática, os portfólios foram subdivididos nos seguintes apartados: 1) minha trajetória (memórias) 2) aprendendo com o grupo (atividades realizadas em grupo); e 3) espaço de criatividade (espaço livre onde o grupo exercia sua criatividade); Objetivo: analisar a experiência de construção coletiva de portfólios reflexivos na disciplina de Políticas de Saúde, identificando o crescimento pessoal, profissional e cidadão desenvolvido pelos estudantes após sua construção. Metodologia: para coleta de dados foi realizada a análise documental dos registros dos portfólios, onde houve a analise do primeiro apartado do portfólio- minha trajetória-, onde cada aluno escreveu sobre sua inscrição histórica no mundo (características pessoais, afetos, qualidades...), respondendo: “quem sou eu, de onde eu vim e para onde eu vou”. Estas memórias são redigidas em dois momentos: no início do semestre letivo e posteriormente são revisitadas ao final deste, momento no qual o aluno registra as mudanças de seu Ser e Estar no mundo como pessoa, profissional e cidadão após o processo de construção do portfólio reflexivo. Foram analisados os portfólios construídos coletivamente, composto em média por 6 estudantes, nos anos de 2008 a 2014 correspondendo 95 portfólios avaliados. Resultados: Os achados deste estudo demonstram que o portfólio foi avaliado pelos estudantes como um importante instrumento na aquisição descobertas sobre si próprio, sobre a realidade social e de saúde do mundo onde habitam, estimulando assim o desenvolvimento por meio da interpretação e reinterpretação do cotidiano vivido de forma crítica e reflexiva (1) Conclusão: Os portfólios reflexivos apresentaram-se como estratégias privilegiadas de ensino e aprendizagem, ao estimularem o exercício do pensamento crítico, a autonomia e o comprometimento com o trabalho em equipe, criando a cultura de aprendizado ao longo da vida. Os estudantes passam a buscar o saber ativamente, ampliando a responsabilidade e o compromisso com o seu próprio aprendizado e do colega, transformando-se assim em cidadãos mais críticos e participativos.
Palavras-chave Educação, Saúde, Metodologia Ativa
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.