Resumo |
As tendências atuais em educação apontam para a utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, visando tornar o estudante protagonista do seu próprio processo de formação. Para isso, o processo de aprendizagem e avaliação devem ser capaz de desencadear uma visão do todo e ainda incentivar a construção de redes de mudanças sociais que possibilitem a expansão da consciência individual e coletiva. Dentre os métodos ativos e inovadores, destaca-se o papel do portfólio, enquanto ferramenta potente transformadora ao auxiliar os estudantes a se tornarem pessoas ativas, investigadores críticos, sempre abertos ao diálogo e ao novo. Neste estudo, os portfólios configuraram-se em metodologia de ensino e aprendizagem utilizada na disciplina de Políticas de Saúde de forma articulada para os cursos de graduação de Enfermagem e Nutrição na Universidade Federal de Viçosa. De forma didática, os portfólios foram subdivididos nos seguintes apartados: 1) minha trajetória (memórias) 2) aprendendo com o grupo (atividades realizadas em grupo); e 3) espaço de criatividade (espaço livre onde o grupo exercia sua criatividade); Objetivo: analisar a experiência de construção coletiva de portfólios reflexivos na disciplina de Políticas de Saúde, identificando o crescimento pessoal, profissional e cidadão desenvolvido pelos estudantes após sua construção. Metodologia: para coleta de dados foi realizada a análise documental dos registros dos portfólios, onde houve a analise do primeiro apartado do portfólio- minha trajetória-, onde cada aluno escreveu sobre sua inscrição histórica no mundo (características pessoais, afetos, qualidades...), respondendo: “quem sou eu, de onde eu vim e para onde eu vou”. Estas memórias são redigidas em dois momentos: no início do semestre letivo e posteriormente são revisitadas ao final deste, momento no qual o aluno registra as mudanças de seu Ser e Estar no mundo como pessoa, profissional e cidadão após o processo de construção do portfólio reflexivo. Foram analisados os portfólios construídos coletivamente, composto em média por 6 estudantes, nos anos de 2008 a 2014 correspondendo 95 portfólios avaliados. Resultados: Os achados deste estudo demonstram que o portfólio foi avaliado pelos estudantes como um importante instrumento na aquisição descobertas sobre si próprio, sobre a realidade social e de saúde do mundo onde habitam, estimulando assim o desenvolvimento por meio da interpretação e reinterpretação do cotidiano vivido de forma crítica e reflexiva (1) Conclusão: Os portfólios reflexivos apresentaram-se como estratégias privilegiadas de ensino e aprendizagem, ao estimularem o exercício do pensamento crítico, a autonomia e o comprometimento com o trabalho em equipe, criando a cultura de aprendizado ao longo da vida. Os estudantes passam a buscar o saber ativamente, ampliando a responsabilidade e o compromisso com o seu próprio aprendizado e do colega, transformando-se assim em cidadãos mais críticos e participativos. |