Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2251

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Daniela Ribeiro Silva
Orientador ANANDA DEVA ASSIS TRIVELATO
Título Projeto Dançativa: Inclusão através da dança
Resumo O PROAFA é um Programa de Atividade Física Adaptada que possui em seu núcleo vários projetos de extensão, em que são realizadas atividades educativas, esportivas, artísticas e culturais com pessoas com deficiência. O Projeto Dançativa foi idealizado dentro de um dos projetos, o Psicomovimentar-se, no qual foi detectada a necessidade de intervenções lúdicas, em que se trabalhasse a expressão corporal, criatividade e a sensibilidade. O projeto objetivou desenvolver processos de aprendizagem de dança com pessoas com deficiência e seus cuidadores, enquanto área de conhecimento e manifestação artística, dando ênfase ao desenvolvimento pessoal e coletivo do individuo e com isso promover a inclusão social dos mesmos. As principais ações foram o oferecimento de intervenções três vezes na semana, com duração de uma hora e meia, no Prédio da Dança da Universidade Federal de Viçosa, aos 10 alunos e seus respectivos cuidadores (mães e irmãs). As aulas tinham três momentos: parte inicial (alongamento e aquecimento), parte principal (desenvolvimento do ritmo e das modalidades de dança) e parte final (relaxamento). O grupo de trabalho realizou semanalmente reuniões administrativas - pedagógicas e grupos de estudos em que foram realizados planejamento das aulas e discussão de casos. A vertente teórica de referência foram os estudos de Rudolf Laban, que traz o ser humano, independente de seu aspecto físico, social e afetivo, capaz de Dançar. Os resultados alcançados foram a compreensão pelos alunos do seu corpo, articulações, ossos e músculos. As modalidades de dança desenvolvidas foram a Dança Contemporânea, o Balé Clássico e o Contato-improvisação. As mesmas propiciaram potencializar as habilidades dos alunos e desenvolver outras, de modo que os mesmos compreenderam que corpo e mente se integram formando um só ser. A socialização, a ajuda ao próximo, a estimulação da memória, a afetividade, e os desafios foram observados nas intervenções. Dentre os resultados alcançados destaca-se a participação de uma aluna com paralisia cerebral, no Prêmio Ana Botafogo de Dança, do cantor Oswaldo Montenegro. A iniciativa foi da mesma, bem como a escolha da música e de diversos movimentos da coreografia. O projeto realizou ações de interlocução com a disciplina Dança e Educação Especial I, dando oportunidade aos acadêmicos do Curso de Dança de ter contato e conhecimento sobre as deficiências e compreender a dança a partir de um outro olhar em corpos diversos. Diante do exposto, o projeto propiciou aos acadêmicos oportunidade de desenvolvimento e planejamento de intervenções em dança para pessoas com deficiência. E, aos alunos o desenvolvimento sensitivo, intelectual e criativo, buscando independência e valorização pessoal através da Dança. Mas, principalmente o acesso a cultura artística, no qual são historicamente excluídos.
Palavras-chave dança, deficiência, inclusão
Forma de apresentação..... Painel
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