Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2228

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ramon Augusto Ferreira de Souza
Orientador BEATRIZ SANTANA CAÇADOR
Outros membros Ana Paula Mendes dos Santos, Eunice Ferreira da Silva, Gisele Roberta Nascimento, Marileila Marques Toledo
Título O Agente Comunitário de Saúde: (re) Construindo Práticas e Saberes por meio da Educação Permanente.
Resumo Introdução: Evidenciam-se na Estratégia Saúde da Família˒ fragilidades na prática do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e na incorporação de estratégias de intervenção sustentadas pelo paradigma da promoção da saúde. A presença do ACS é importante meio de transformação dos modos de viver das pessoas, porém, na realidade, há pouca intervenção em aspectos relacionados à prevenção de agravos e práticas de promoção da saúde. Assim, consideramos o potencial da Educação Permanente em responder positivamente aos desafios colocados pela nova política social de saúde. Em face da necessidade emergente de transformar o agir profissional dos ACS's destaca-se a importância da Educação Permanente em saúde como um dispositivo potencialmente capaz de mobilizar essas transformações. Objetivo: Realizar atividades de educação permanente com os Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia de Saúde da Família do município de Viçosa, Minas Gerais. Descrição das principais ações desenvolvidas: Atividade de extensão universitária fundamentada na pesquisa-ação, com utilização de métodos participativos propondo a tríade ação-reflexão-ação como precursora para a ressignificação e transformação do agir cotidiano do homem no mundo em que vive e se relaciona. O Projeto é estruturado por meio de oficinas educativas mensalmente com todos os ACS’s do município de Viçosa. A partir daí, serão realizadas atividades de dispersão em cada unidade para mobilizar os conhecimentos e reflexões construídos e traduzi-los em ações de ordem prática, em seus contextos profissionais. As atividades são registradas por meio de relatórios e imagens pelos discentes e através de portfólio construído pelos ACS’s. Resultados alcançados até o momento: Realizada cerimonia de abertura para apresentar aos ACS’s a proposta do projeto e fortalecer o vínculo. Elaborado um questionário com o objetivo de identificar as principais demandas e qualificação profissional por parte do grupo, pela análise dos mesmos foram construídas as oficinas posteriores. Foi firmada parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que tem permitido a logística para participação dos ACS’s liberando-os das atividades no centro de saúde para qualificação. Diversas oficinas com os ACS’s foram realizadas de acordo com suas próprias demandas. Foi realizado reunião de encerramento do primeiro semestre, com todos os ACS’s e com a secretária municipal de saúde. Conclusões: Esta parceria tem tornado concreta a necessária construção de relações e processos no âmbito das equipes a partir de uma atuação conjunta que congregue todos os atores sociais envolvidos, as práticas organizacionais, e as práticas interinstitucionais e/ou Inter setoriais, integrando, ensino, serviço e gestão. Ademais, a ação extensionista tem permitido ao grupo de alunos uma maior aproximação com os nós críticos presentes na prática dos ACS’s bem como oportunizando-os possibilidades de intervir na realidade dos serviços por meio da educação permanente.
Palavras-chave Educação Permanente, Agente Comunitário de Saúde, Estratégia Saúde da Família.
Forma de apresentação..... Oral
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