Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2221

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor LÍGIA LACERDA TEIXEIRA
Orientador MARILDA APARECIDA IONTA
Outros membros ÁLVARO MOTA HOMEM DE FARIA
Título Ensino de História e Cinema
Resumo Está distante o tempo em que os manuais escolares constituíam a base do conhecimento histórico, atualmente toda uma série de dispositivos técnicos, oriundos dos meios de comunicação, também constroem leituras, imaginários e reflexões sobre a História. Diversos debates, entre eles, sobre o que e como ensinar História tem mobilizado professores e pesquisadores da área. Esta investigação pretende contribuir com esses esforços buscando explorar nas aulas de história a linguagem cinematográfica. Portanto, pergunta-se nesta pesquisa: quais as imagens que as películas criam sobre as sociedades passadas? Que tipo de cultura histórica é veiculada pelo cinema? Por que os alunos se interessam pelos os faraós, os gladiadores, os alquimistas, as bruxas e se sentem desestimulados pelo saber histórico escolar? Para responder essas questões trabalha-se neste projeto de Ensino de História e cinema com filmes cujos temas são históricos.  Eles são fontes para discussão dos temas da disciplina contidos na matriz curricular do novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essa utilização pedagógica do cinema tem como objetivo produzir um material didático e metodologias de ensino que potencializem o trabalho dos professores de História do ensino básico e o conhecimento dos jovens sobre a história. Ademais, busca-se desenvolver uma prática educativa transdisciplinar que inclua a dimensão lúdica no processo de ensino-aprendizagem, mostrando que a História é um processo vivo e assim também deve ser seu estudo. A conexão entre história e cinema cria um processo permanente de educação do olhar dos estudantes que possibilita “ler” as imagens, em movimento ou não, de forma estética e ética. Este projeto é realizado no Cap-COLUNI e envolve os estudantes do Colégio e os de graduação em história que realizam estágio supervisionado. Durante a pesquisa, levantou-se uma série de sugestões de filmes para serem usados em sala de aula. Além disso, está sendo elaborado um Cd-rom com sugestões de filmes e análise dos mesmos explicitando a metodologia utilizada para se trabalhar com a história e o cinema na sala de aula. A partir dos filmes assistidos e das aulas de linguagem cinematográfica, os alunos da primeira série do CAP-COLUNI elaboraram suas própria produção audio-visual ao longo dos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013. Eles construíram diversos vídeos de 1 minuto com múltiplos temas sobre o mundo contemporâneo. Há quatro anos esse trabalho vem sendo desenvolvido na escola e deu origem a três mostras cinematográficas intituladas: I, II, III e IV Festival do Minuto do CAP-COLUNI. Portanto, o projeto tem se constituído em um laboratório de pesquisa sobre as novas linguagens no ensino-aprendizagem da disciplina. Nessa direção, tem estimulado o interesse dos jovens pela história e pela cultura. Além disso, tem apontado para os estudantes de graduação, futuros professores de história, as potencialidades e os limites da utilização do cinema na sala de aula.
Palavras-chave História, Cinema, Ensino
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.