Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2218

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes, literatura e cultura popular
Setor Departamento de História
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Gabriela Cristina Franceschi Pereira
Orientador RUBENS LEONARDO PANEGASSI
Título Cultura e Cidadania: arte, educação e cultura popular pela conscientização libertadora que possibilita a inserção dos sujeitos no processo histórico e sua afirmação.
Resumo O Projeto Cultura e Cidadania em parceria com o Cursinho Popular de Paula Cândido (CPPC) trazem como proposta a parceria com a comunidade de Paula Cândido, pensando em uma educação participativa, de modo a oferecer aos seus membros meios de enxergar as diversas situações nas quais estão inseridos, proporcionando olhares sensíveis, reflexivos, estimulando a criatividade e a autonomia de pensamentos. Entender, através da troca de saberes que, apenas pelo conhecimento é possível conquistar a liberdade assim como Paulo Freire define. As aulas têm como objetivo o diálogo entre a realidade dos educandos e os conceitos sociológicos pertinentes ao entendimento da comunidade, suas características, seus dilemas, buscando uma visão que instigue a continuidade do saber através de análises críticas e conscientes dos problemas que cercam a realidade na qual estão inseridos.
O projeto se justifica por sua potencialidade pedagógica na utilização de práticas que agem dentro do espaço social dos educandos no processo de ensino e aprendizagem. Promovem-se diálogos e interação com os representantes das manifestações culturais de Paula Cândido e comunidades locais pensando que, a desintegração de uma cultura sob o efeito destruidor da dominação técnico-civilizacional é uma perda para toda a humanidade, cuja diversidade cultural constitui um dos mais preciosos tesouros.
Proporcionar o debate, contribuir para a percepção dos jovens enquanto sujeitos do mundo, ajudá-los a analisar criticamente a sociedade e os indivíduos é o principal objetivo deste projeto. Somente na medida em que os agentes oprimidos se descubram como tais é possível agir de modo a “quebrar” essa condição e, a partir de então, mudar a estrutura dominadora, lutando por sua liberdade e consequente humanização. As atividades articularão o ensino com práticas de educação informal e formação cidadã e os resultados serão percebidos a partir da inclusão social e da inserção dos educandos no mundo acadêmico, mobilizando instrumentos que proporcionem a articulação com todos os agentes do projeto e a comunidade, interagindo com a realidade social de Paula Cândido e Viçosa.
Enfim, o Projeto Cultura e Cidadania atua como promotor de mecanismos de inclusão social a partir da discussão de temas pertinentes, para a realização de programas oferecidos pelo governo, como o ENEM e vestibulares, tanto da rede pública como da rede privada de ensino superior. Evidencia, entre os educandos, a importância da aquisição de conhecimentos amplos sobre direitos e deveres sociais, instigando a transformação através de ações que valorizem o indivíduo enquanto ser social e demonstrando que a diversidade de opiniões é importante para a comunidade e que somente através do respeito às diferenças será possível viver em harmonia e equilíbrio.
Palavras-chave Cultura, Cidadania, Educação.
Forma de apresentação..... Painel
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