Resumo |
Os alunos da 2ª série do Colégio de Aplicação da UFV realizam, anualmente, visita à Estação de Tratamento de Água da universidade, como atividade complementar da programação de Química. Essa visitação se encaixa nos âmbitos da educação não-formal e, portanto, permite maior integração do aluno com o meio onde ele está inserido, possibilitando o entendimento prático das diversas teorias que aquele teve a oportunidade de aprender em um momento de educação em sala de aula de uma instituição de ensino. Nos espaços não-formais, a relação de interação ocorre entre dois sujeitos (não necessariamente nas figuras de professor e aluno), assim como também entre sujeito e objetos concretos ou abstratos, e, dessa relação, surge o conhecimento. Porém, nessa forma de educação, o aluno tem a oportunidade de se inserir mais profundamente no contexto do objeto de estudo, o que, muitas vezes, não é possível seguindo a linha do ensino formal. Porém, após alguns anos de realização dessas visitações, notou-se que, muitas vezes, os alunos não tiveram tanto aproveitamento como poderiam ter, restando possíveis dúvidas ou curiosidades não completamente esclarecidas. Optou-se, portanto, por elaborar uma cartilha (que é o objetivo e resultado final deste projeto) que demonstrasse as etapas do tratamento de água convencional em ciclo completo. Os processo de captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, cloração e distribuição foram apresentados com maior detalhamento, de maneira a proporcionar maior entendimento do assunto. Assim, para que a cartilha fosse confeccionada, houve uma etapa anterior de pesquisa, onde lemos e analisamos outras publicações, cartilhas, trabalhos e realizamos entrevistas, buscando reunir um número suficiente de informações acerca do tratamento feito pela estação administrada pela UFV, bem como a situação da água no mundo e no município de Viçosa. Com essa cartilha finalizada, as futuras visitas à estação de tratamento de água poderão ter um suporte, promovendo a possibilidade de um maior nível de interação e aprendizagem, por parte dos alunos. |