Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2215

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sandra Regina Ferreira
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Título Formação docente: experiência vivenciada no estágio supervisionado em Educação Infantil I na Escola Municipal Presidente Getúlio Dornelles Vargas
Resumo O Presente projeto é uma exigência da disciplina EIN 493 –Estágio Supervisionado em Educação Infantil I e foi desenvolvido na “Escola Municipal Presidente Getúlio Dornelles Vargas”, localizada no Distrito de São José do Triunfo em Viçosa-MG. O público-alvo são as crianças de 4 e 5 anos de idade que frequentam esta escola. A finalidade deste projeto foi planejar e desenvolver atividades de múltiplas linguagens e de área externa com as crianças e estimular o envolvimento e participação da família na instituição. Especificamente buscou-se proporcionar às crianças uma vivência lúdica, contribuir para o desenvolvimento integral delas; realizar um levantamento de dados e um diagnóstico sobre a referida instituição; relacionar conhecimentos teóricos e práticos no desenvolvimento de atividades cotidianas com crianças que frequentam a instituição; compreender o funcionamento da instituição, atendendo aos interesses da mesma e ampliar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos durante a formação acadêmica, contribuindo com a divulgação de novos conhecimentos para a sociedade. Foram realizadas observações, análise de documentos e entrevistas. Por meio das observações e análise de documentos da escola levantou-se um diagnóstico da instituição. Através das entrevistas realizadas com a professora e a diretora, foram identificadas demandas por atividades que contemplassem as múltiplas linguagens. A partir dos dados coletados foi elaborado um projeto de intervenção que envolveu as crianças e as famílias da instituição e este contemplou a linguagem oral e escrita, a linguagem matemática, a linguagem artística e o som e movimento. As atividades desenvolvidas foram: contação de histórias; desenho coletivo com giz de cera; jogo de dominó das quantidades e atividades na área externa com as famílias, sendo estas algumas brincadeiras que os pais ou responsáveis realizavam quando crianças. Tais atividades foram desenvolvidas de forma lúdica e de forma a possibilitar a autonomia intelectual das crianças, bem como o seu desenvolvimento integral. Por fim, os objetivos propostos foram alcançados, o projeto foi enriquecedor para todos os envolvidos no processo, estagiária, crianças, famílias, professores e diretora. Pude planejar e desenvolver atividades que contribuíssem para o pleno desenvolvimento da criança, e pude também perceber a importância da participação da família no meio escolar. Foi uma vivência significativa que me possibilitou reconhecer a importância e valor das práticas realizadas em instituições de Educação Infantil. Essa experiência foi agradável e contribuiu para a construção da minha formação.
Palavras-chave estágio, formação, educação infantil e escola.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.