Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2210

ISSN 2237-9045
Instituição Colégio de Aplicação
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor ANA CAROLINA CERQUEIRA CHAVES
Orientador LUIZA LUCIA E SILVA SANTANA
Outros membros RENATA PIRES GONCALVES
Título Características de lideranças: percepções de diretores de centro de ciências e de chefes de departamentos de uma instituição federal de ensino superior
Resumo Desde os tempos mais remotos é possível notar que o homem tenta, induzido também por seu instinto, conseguir um status que lhe dê segurança, respeito. Status esse que é da própria natureza do indivíduo, uma vez que este nasce, cresce e, a partir das relações interpessoais, desenvolve a capacidade de influenciar e ser influenciado.
Antigamente, obtendo êxito ao influenciar, as pessoas conseguiam se destacar e conquistar cargos a partir dos quais poderiam ter maior controle e demonstrar poder, ou seja, elas se tornavam chefes.
Entretanto, com o passar do tempo, foi possível notar a diferença entre um chefe e um líder, já que o primeiro impõe suas ideias, exercendo papel de mandante, enquanto o segundo desenvolve suas ideias juntamente com a equipe, exercendo o papel de comandante.
Com o tempo, foi possível notar também a diferença entre o papel da liderança nas instituições públicas e nas privadas, visto que os representantes dessas são escolhidos por meio de processos diferentes e possuem objetivos finais distintos, uma vez que a primeira busca a formação de pessoas pela educação, enquanto a segunda tem como alvo o lucro.
Dado ao contexto de um mundo globalizado, onde há cada vez mais competitividade, que se desenvolve um novo olhar para o papel do líder na gestão pública e sobre as características necessárias para que haja obtenção de sucesso, tanto pessoal quanto da equipe, empresa.
Este trabalho de cunho qualitativo e descritivo tem como objetivo fazer uma síntese do tema liderança na gestão pública, tendo como referencial bibliográfico o artigo Características de Liderança: Qual a percepção de gestores públicos (Santana e et al , 2010), e os projetos Liderança na Educação Superior: Gestores Públicos eleitos (Meira, 2010, 2011); Liderança na Educação Superior: O que muda na percepção dos gestores públicos eleitos (Cruz, 2010, 2012); Estudo de Características em Liderança de Gestão Pública (Brandão, 2012, 2013), sendo que esses referenciais estão relacionados com um estudo em uma IFES específica, Universidade Federal de Viçosa.
Palavras-chave Liderança, características, IFES
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.