Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2209

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ludmilla Carneiro Araújo
Orientador RITA DE CASSIA DE SOUZA
Título Formação continuada: O programa Golden5 como facilitador da melhoria do clima social em sala de aula
Resumo O Golden5 é um programa de intervenção educativa criado em 2004 por um grupo de seis professores de cinco países da Europa a partir da necessidade de melhorar o clima escolar no ensino secundário que passava por problemas semelhantes em vários países. O programa surge, então, como uma proposta para interferir diretamente na melhoria da relação entre professores e alunos, por acreditar que esses problemas são parcialmente responsáveis pelo baixo desempenho escolar dos estudantes. O objetivo é auxiliar o professor em sala de aula a lidar com problemas cotidianos que afetam a relação com os alunos e o aprendizado destes. A intenção é trazer ideias aplicáveis que ajudem na melhoria do clima social em sala de aula, pois este produz efeitos positivos aos estudantes, principalmente para aqueles com dificuldade de aprendizagem, problemas de comportamento ou emocional. O programa, então, é dividido em cinco áreas: Gestão de classe; Construindo Relações; Clima Social; Aprendizagem Ajustada e Relação Família-Escola. O educador pode começar a aplicação do processo pelo conhecimento da primeira área. É um processo de observação e experimentação que pode ser vivenciado de maneira diferente por cada professor. Para verificar os objetivos do programa na prática dos professores brasileiros, foi realizada uma pesquisa ação, na tentativa de uma intervenção por meio do Golden5, nas escolas públicas de Viçosa – MG, por percebermos problemas de baixo desempenho dos estudantes parecidos com as escolas europeias. Participaram professoras da Educação Básica e estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa, inseridas no cotidiano escolar através do PIBID. Elas deviam aplicar o que aprenderam sobre o Programa nas escolas que trabalham para discussão na próxima oficina. Foram aplicados questionários fechados visando analisar o quanto os participantes se identificavam com os comportamentos propostos pelo Programa Golden5. Os resultados da pesquisa aqui desenvolvida apontam as dificuldades dos docentes em executar passos padronizados de um programa, uma vez que o tempo escolar apresenta múltiplas facetas, ou também pelo pouco tempo de contato com o Programa. Além disso, ressalta-se a necessidade de que os educadores se conscientizem do quanto suas atitudes podem influenciar a sala de aula e o clima escolar. Acreditamos que quanto mais se diz que um aluno é difícil, problemático, indisciplinado, incapaz mais chances isso tem de se tornar verdadeiro. Quanto mais atribuições positivas fazemos às pessoas, mais chances delas acontecerem. Tal consciência é essencial para que estes professores se motivem para a mudança de forma gradativa, sistemática e profunda como exige o Programa Golden5.
Palavras-chave Golden5, clima social, relação professor e aluno
Forma de apresentação..... Painel
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