ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação, diversidade e inclusão |
Setor | Departamento de Geografia |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Junimar José Américo de Oliveira |
Orientador | ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA |
Outros membros | Maíra Massensini, Maria Helena de Carvalho Rodrigues Silva, Natália Silva Paiva, Vania Machado |
Título | I Semana da Integração Escolar: uma nova ferramenta no processo ensino-aprendizagem |
Resumo | A busca pela transversalidade no ambiente escolar tem sido constante, buscando a integração entre os diversos conteúdos programáticas e temáticas atuais, como por exemplo, o meio ambiente, questões sexuais e de gênero, dentre outras. O PIBID Geografia - sub projeto Geografia e Inclusão, atuante na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, no desenvolvimento de suas atividades, trabalhou na organização do evento intitulado I Semana da Integração Escolar: ampliando horizontes sobre a relação sociedade e natureza, que ocorreu entre os dias 14 e 18 de julho de 2014. O evento visou problematizar os diversos temas e assuntos que perpassam a discussão da relação sociedade e natureza, nas suas mais diversas vertentes, em busca de uma inclusão efetiva no âmbito do processo ensino-aprendizagem. O motivo impulsionador deu-se a partir da discussão entre os bolsistas do PIBID de Geografia, na busca por uma abordagem diferenciada buscando a incorporação dos temas transversais de modo a facilitar a união dos saberes acadêmicos com o conhecimento e as práticas escolares, para desenvolver no aluno uma visão crítica que lhes permita um protagonismo ativo. Com o evento, realizamos ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre escola e comunidade, além de contribuir para um cotidiano participativo, democrático, animado e inclusivo, onde os alunos colaboraram diretamente a partir de seus conhecimentos e vivências. Teve-se como público alvo os alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio do turno matutino. A metodologia para o desenvolvimento do trabalho foi pautada em oficinas, palestras, saídas a campo e apresentações culturais, oferecidas por alunos de graduação, pós-graduação e professores da UFV de diferentes departamentos e por outros atores da comunidade escolar. Os alunos puderam se inscrever nas oficinas, palestras e saídas a campo de suas preferências. A escolha destas metodologias de trabalho se deu com o objetivo de promover um encontro inédito entre jovens de faixas etárias variadas, suprindo uma lacuna deixada pela escola e pela vida em comunidade. Percebeu-se que com o evento, a escola adotou valores como o respeito e comprometimento com as questões diversas que foram abordadas (ambientais, sociais e populares). Mobilizar ações, práticas escolares, ambientais, populares e comunitárias despertou o interesse escolar dos alunos. A transdisciplinaridade assumiu papel importante ao bom andamento do evento, pois para o seu sucesso foi necessária a participação de todos os professores e a utilização de todos os conteúdos para sua elaboração, bem como pesquisa, conhecimentos e abordagens dos diversos saberes científicos e pedagógicos construídos, garantindo a boa qualidade e relevância do evento. |
Palavras-chave | Educação, inclusão, transdisciplinaridade |
Forma de apresentação..... | Painel |