Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2207

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Junimar José Américo de Oliveira
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Maíra Massensini, Maria Helena de Carvalho Rodrigues Silva, Natália Silva Paiva, Vania Machado
Título I Semana da Integração Escolar: uma nova ferramenta no processo ensino-aprendizagem
Resumo A busca pela transversalidade no ambiente escolar tem sido constante, buscando a integração entre os diversos conteúdos programáticas e temáticas atuais, como por exemplo, o meio ambiente, questões sexuais e de gênero, dentre outras. O PIBID Geografia - sub projeto Geografia e Inclusão, atuante na Escola Estadual Santa Rita de Cássia, no desenvolvimento de suas atividades, trabalhou na organização do evento intitulado I Semana da Integração Escolar: ampliando horizontes sobre a relação sociedade e natureza, que ocorreu entre os dias 14 e 18 de julho de 2014. O evento visou problematizar os diversos temas e assuntos que perpassam a discussão da relação sociedade e natureza, nas suas mais diversas vertentes, em busca de uma inclusão efetiva no âmbito do processo ensino-aprendizagem. O motivo impulsionador deu-se a partir da discussão entre os bolsistas do PIBID de Geografia, na busca por uma abordagem diferenciada buscando a incorporação dos temas transversais de modo a facilitar a união dos saberes acadêmicos com o conhecimento e as práticas escolares, para desenvolver no aluno uma visão crítica que lhes permita um protagonismo ativo. Com o evento, realizamos ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre escola e comunidade, além de contribuir para um cotidiano participativo, democrático, animado e inclusivo, onde os alunos colaboraram diretamente a partir de seus conhecimentos e vivências. Teve-se como público alvo os alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio do turno matutino. A metodologia para o desenvolvimento do trabalho foi pautada em oficinas, palestras, saídas a campo e apresentações culturais, oferecidas por alunos de graduação, pós-graduação e professores da UFV de diferentes departamentos e por outros atores da comunidade escolar. Os alunos puderam se inscrever nas oficinas, palestras e saídas a campo de suas preferências. A escolha destas metodologias de trabalho se deu com o objetivo de promover um encontro inédito entre jovens de faixas etárias variadas, suprindo uma lacuna deixada pela escola e pela vida em comunidade. Percebeu-se que com o evento, a escola adotou valores como o respeito e comprometimento com as questões diversas que foram abordadas
(ambientais, sociais e populares). Mobilizar ações, práticas escolares, ambientais, populares e comunitárias despertou o interesse escolar dos alunos. A transdisciplinaridade assumiu papel importante ao bom andamento do evento, pois para o seu sucesso foi necessária a participação de todos os professores e a utilização de todos os conteúdos para sua elaboração, bem como pesquisa, conhecimentos e abordagens dos diversos saberes científicos e pedagógicos construídos, garantindo a boa qualidade e relevância do evento.
Palavras-chave Educação, inclusão, transdisciplinaridade
Forma de apresentação..... Painel
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