Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2197

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Eduardo Andrade Gomes
Orientador CRISTIANE BOTELHO VALADARES
Outros membros Jaquicele Aparecida da Costa, MICHELLE NAVE VALADÃO, Silas Teixeira de Souza
Título Articulando o conhecimento científico em aulas voltadas para estudantes surdos
Resumo O presente trabalho descreve as atividades desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2014 com estudantes surdos da região de Viçosa, de modo a possibilitar que eles construam um melhor entendimento dos assuntos relacionados aos conteúdos de Ciências. Estas atividades são realizadas em salas do Departamento de Letras da UFV, em uma parceria do projeto “Surdo Cidadão” com o projeto “Ensino Aprendizagem e Metodologias de Ensino para jovens e adultos surdos de Viçosa” (EAMES). Semanalmente, os estudantes surdos vão a esse espaço para terem duas horas de aula de Ciências, com ênfase em temas da Química, com um professor bilíngue que é licenciando em Química pela UFV. No decorrer desse ano, a turma era composta por cerca de oito estudantes surdos, sendo que cinco deles acompanhavam as aulas assiduamente. Esse grupo de surdos já concluiu o Ensino Médio, porém não tiveram uma considerável formação básica, principalmente pelo fato de suas respectivas escolas não terem intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e pelos professores não terem conhecimento a respeito de metodologias adequadas para se desenvolver um bom trabalho que contemplasse esses estudantes em sala de aula. Assim, a escola foi para eles, na maioria das vezes, apenas um espaço de socialização. As aulas e atividades de ensino (teóricas e práticas) realizadas são pensadas de modo a considerar as especificidades inerentes à cultura surda, envolvendo materiais e experimentos com um forte apelo visual e o uso da Libras. No primeiro semestre, as aulas basearam em torno de um tema gerador: Água, escolhido pela equipe coordenadora e o professor, sendo desenvolvidas dezesseis aulas com os temas: Poluição e Meio Ambiente, Tratamento de Água, Estados físicos da Água e Mudanças de estados físicos. As aulas são ministradas em língua de sinais e há momentos em que o professor realiza atividades com os estudantes buscando que eles desenvolvam também a Língua Portuguesa escrita, visto que esta é sua segunda língua. Além disso, foram desenvolvidos instrumentos para a avaliação da aprendizagem dos surdos e das metodologias de trabalho propostas como apresentação de atividades e trabalhos realizadas pelos estudantes. Verificou-se que o trabalho tem favorecido a uma melhoria na aprendizagem de Química e Ciências, visto que hoje os estudantes tem se apropriado de alguns conceitos científicos que antes desconheciam.
Palavras-chave Conhecimento científico, Educação, surdos
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.