Resumo |
O Arquivo Central e Histórico da Universidade Federal de Viçosa (ACH-UFV), vinculado ao Departamento de História, foi criado em meados da década de 1980 com o intuito de organizar, preservar e divulgar a memória da Universidade, possuindo ampla documentação que abrange os três períodos constitutivos da Instituição: Escola Superior de Agricultura e Veterinária (1926-1948), Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (1948-1969) e Universidade Federal de Viçosa (1969 até os dias atuais). O acervo é composto por duas coleções, uma fotográfica e outra de jornais, além de três fundos correspondentes às três fases da instituição. Durante o levantamento da massa documental da ESAV, observamos a existência de documentos permanentes, ou seja, os que não podem ser eliminados, e documentos intermediários, os que ainda podem ser utilizados pelos setores administrativos, alunos e servidores. Os documentos deveriam ter sido recolhidos já listados, organizados e classificados, mas por questões culturais e estruturais esse procedimento não foi realizado ao longo do tempo. O presente resumo tem por objetivo esboçar as atividades durante o desenvolvimento do projeto “Preservação e difusão da memória institucional: organização do acervo e criação do quadro de arranjo da documentação textual da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), sob guarda do Arquivo Central e Histórico da UFV”. Dentre todas as atividades desenvolvidas no Arquivo, o projeto prioriza a classificação e a organização do acervo documental da ESAV. A classificação propõe a correta destinação dos documentos, buscando estabelecer classes genéricas que contemplem às funções dos documentos, delimitando os prazos de guarda e possíveis eliminações, além de representar também o primeiro passo para uma nova organização física do acervo, pois é a partir dela que se tornará possível a construção de um quadro de arranjo constituído pelas principais funções institucionais, sendo os documentos reagrupados em novas séries. Após a realocação de toda documentação do acervo seguem as fases de descrição das séries e a construção de instrumentos de pesquisa. Em suma, o processo de classificação consiste em abrir caixa por caixa, ler cada documento presente nela, identificar sua função e tipologia, localizar o assunto no código de classificação presente nas Tabelas de Temporalidade e anotar o código correspondente a lápis no canto superior direito da folha. As atividades de classificação realizadas correspondem a 20% de toda documentação relativa à ESAV. Por menor que essa porcentagem possa parecer ela representa um grande avanço, uma vez que tais atividades se iniciaram no inicio do semestre letivo de 2014 junto a outras atividades também indispensáveis para a manutenção do acervo. Dessa forma, o ACH-UFV conserva uma parte da história educacional brasileira através de suas fontes primárias, assumindo grande importância como fonte de pesquisa histórica e como meio difusor da memória institucional. |