Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2193

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Matemática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Juliana Silva de Freitas
Orientador EDSON JOSE TEIXEIRA
Outros membros MARLI REGINA DOS SANTOS
Título O uso das tecnologias no ensino de matemática: explorando a produção dos alunos
Resumo Este projeto propõe uma ação de extensão universitária que alia quatro temas recorrentes no debate educacional contemporâneo: a produção matemática de alunos da escola básica, a formação de professores de matemática, a aprendizagem e o papel das novas mídias e tecnologias na educação. Desse modo, nas escolas de Viçosa e região, junto a alunos e professores do ensino básico, procuramos criar atividades utilizando recursos computacionais e softwares educativos que se tornem vetores nos processos de ensino-aprendizagem e produção matemática. Até o momento as ações desenvolvidas foram reuniões, discussão em grupo, elaboração e aplicação das atividades nas escolas, planejamento e elaboração das atividades voltadas ao conteúdo de matemática em sala de aula, elaboramos apostilas focando o uso do software Geogebra e atividades de investigação matemática. Todas as atividades envolvem o uso de softwares educativos gratuitos e disponíveis na escola e a partir daí estas serão desenvolvidas em sala de aula, visando à formação de alunos do ensino básico das escolas atendidas, focamos em um ensino-aprendizagem investigativo. O projeto conta com contribuições de pesquisas da área da Educação Matemática, especialmente de trabalhos que tangenciam as relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a sala de aula de matemática, de modo a auxiliar a inclusão social e digital dos alunos atendidos, para que estes possam exercer de modo mais efetivo sua cidadania. Outro resultado obtido foi à contribuição na formação acadêmica do bolsista e dos voluntários, que são licenciandos em matemática, futuros professores, este contato com o projeto beneficiará uma escuta atenta e sensível aos movimentos dessa produção matemática dos alunos em meio aos recursos informáticos. Levando em consideração a contribuição para a superação do discurso que coloca a escola como campo puro de prática e a universidade como campo de teorização, buscamos da melhor forma possível uma união entre teoria e prática. Até o presente momento nossos principais objetivos foram alcançados, houve a pesquisa de recursos e textos, elaboração de apostilas, visita e parceria com as escolas e realização de atividades piloto com os alunos. Na próxima etapa estão previstas diversas atividades em sala de aula, com alunos, por meio de atividades investigativas com o uso de softwares matemáticos, onde colocaremos em prática o uso de recursos computacionais supracitados. Para além da prática, buscaremos pesquisar sobre os modos como os alunos produzem conhecimento matemático nesse contexto e avançar em melhorias das ações. Com isso, o projeto visa não somente contribuir com a formação dos envolvidos (alunos, professores, escola e licenciandos), mas propiciar também reflexões quanto à prática escolar e ao uso mais dinâmico das tecnologias no ambiente escolar.
Palavras-chave tecnologia, softwares matemáticos, atividades educativas.
Forma de apresentação..... Painel
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