Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2192

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Cidadania, inclusão social e direitos humanos
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Everalda Ribeiro da Silva
Orientador CARLOS FERRER PLAZA
Outros membros Cristiane Aparecida Lopes de Oliveira
Título Espanhol no cursinho popular: Cidadania e formação de professores
Resumo O projeto “Espanhol no cursinho popular: cidadania e formação de professores” foi criado em 2012, com objetivo de suprir a carência do Cursinho Popular Paula Cândido (CPPC). O qual surgiu em 2010 e, desde sua criação, oferece aulas semanais aos sábados na Escola Municipal Antônio Faustino Duarte em Paula Cândido/MG. Entretanto, somente a partir de 2012, o espanhol passou a figurar no CPPC, com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária – PIBEX/UFV. O projeto tem como objetivos proporcionar o ensino de Língua Espanhola no CPPC, visando a atender a demanda da comunidade da região, preparando os alunos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio e outros exames de seleção para o ensino superior; b. romper com os mitos envolvidos no ensino de Língua Espanhola, principalmente aqueles relacionados à ideia de que esta é uma língua fácil que não requer estudos; c. contribuir para o processo de formação da graduanda em Letras. As aulas de espanhol se baseiam em leitura e compreensão de textos, já que este é o modelo de avaliação do ENEM, e, de acordo com a matriz de referência do Exame, o aluno deve utilizar a língua estrangeira como acesso a informações sobre outros grupos sociais. As aulas de Espanhol são quinzenais e sua preparação e supervisão ocorrem em reuniões semanais com a coordenadora e em reuniões com os demais envolvidos no Cursinho Popular, bolsistas de outras disciplinas e coordenadores. Quanto aos resultados alcançados, eles se referem tanto aos alunos do CPPC quanto à bolsista. Os primeiros se beneficiam, pois têm acesso à aprendizagem de uma língua estrangeira e podem, consequentemente, amplia seu conhecimento de mundo, possibilitando-lhes mais que uma via de acesso a um curso superior, a conquista de recursos que potencializem sua cidadania. A bolsista se beneficia com o trabalho desenvolvido, já que pode colocar em prática os conhecimentos construídos nas disciplinas do curso e refletir sobre sua experiência, conquistando novos saberes sobre a futura profissão.
Palavras-chave Cidadania, formação de professores, educação popular
Forma de apresentação..... Painel
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