Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2179

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ecologia e biogeografia
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa SICOOB-UFVCredi
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro SICOOB-UFVCredi
Primeiro autor Felipe Nery Freitas Ferreira
Orientador JOSE HENRIQUE SCHOEREDER
Outros membros Anderson Puker
Título Associação entre os besouros Cetoniinae (Coleoptera, Scarabaeidae) e suas formigas hospedeiras na Mata Atlântica brasileira.
Resumo Besouros Cetoniinae (Coleoptera, Scarabaeidae) são popularmente conhecidos como besouros das flores ou de frutas. Atualmente, são conhecidas cerca de 4.000 espécies dessa subfamília, com 93 delas oficialmente reportadas para o Brasil. Os besouros adultos de Cetoniinae são relativamente de grande porte com coloração brilhante, hábito tipicamente diurno. As larvas são predominantemente saprófagas ou saproxilófagas. Os besouros Cetoniinae mirmecófilos podem encontrar nos ninhos de suas formigas hospedeiras um local de abrigo e alimento para suas larvas e adultos. O objetivo desse estudo é responder as seguintes perguntas: i) quais são as espécies de besouros Cetoniinae e de formigas que estão associadas? ii) Um único ninho de formiga pode hospedar mais de uma espécie de besouro Cetoniinae? iii) A relação entre as espécies de besouros Cetoniinae e de formigas são especificas ou generalistas? iv) Onde os besouros Cetoniinae são encontrados interagindo com as formigas? e v) Que tipo de interação ocorre entre os besouros Cetoniinae e suas formigas hospedeiras? Para responder esses questionamentos, realizamos escavações e instalações de armadilhas na entrada dos ninhos de formigas encontrados em fragmentos da Mata Atlântica e em ecossistemas introduzidos (principalmente pastagens de Brachiaria spp.), nos municípios de Guaraciaba, Paula Cândido e Viçosa, Minas Gerais. As amostragens foram feitas desde Maio de 2013 e continuam sendo feitas até o presente momento. Ao término desse projeto, esperamos acumular informações que respondam as questões levantadas e preencher algumas das inúmeras lacunas existentes no conhecimento da interação entre os besouros Cetoniinae e suas formigas hospedeiras.
Após os meses de coleta e criação de larvas em laboratório, observou-se que os ninhos das espécies de formigas Camponotus atriceps (Smith, 1858) e Camponotus punctulatus (Mayr, 1868) eram os que mais tinha ocorrência de larvas de outros artrópodes. Com a criação no laboratório de imaturos foi possível que dois espécimes de Gymnetis pantherina (Blanchard), sendo os dois do mesmo ninho de Camponotus atriceps (Smith, 1858).
Palavras-chave Besouros mirmecófilos, Formicidae, invasores.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.