Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2177

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História política e cultura
Setor Departamento de História
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Daniela Cristina Nalon
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Título Pesquisa e Docência: a utilização do “Diário de Viagem de Maria Graham no Brasil” em sala de aula
Resumo Esse trabalho busca conciliar dois vieses importantes do conhecimento histórico no âmbito escolar: o ensino e a pesquisa. Faz-se oportuno pensar a história do Brasil, mais precisamente no período entre 1821 e 1825, tendo como base o “Diário de Viagem de Maria Graham no Brasil”. Na sala de aula, podemos apresentar os acontecimentos de uma forma muito mais interessante, uma vez que vem a complementar o conteúdo do livro didático e enriquece as aulas com informações de cunho cultural. Em seu Diário de Viagem, Graham descreve paisagens, jornadas, conflitos, entre eles a Confederação do Equador e o Brasil Imperial. Além de apresentar uma caracterização de todos os membros da Corte com quem conviveu – até mesmo Dom Pedro I. Esse tipo de iniciativa estimula os estudantes a pesquisarem uma vez que estarão trabalhando com uma fonte histórica, um documento produzido por alguém que experimentou tudo aquilo que está tomando contato. Para além das discussões curriculares, o professor pode levantar debates por exemplo, sobre a questão do gênero no oitocentos, os meios de transporte, as relações estabelecidas entre os escravos, e muitos outros pontos que a autora traz em sua obra. O objetivo aqui não é a de tornar o estudante um mini historiador, mas como afirma Circe Bittencourt, estimulá-los a perceber por eles mesmos as informações presentes em uma fonte histórica, criticá-la e tirar dali um aprendizado. A metodologia de aplicação desse trabalho consiste em distribuir temas tangidos pela viajante em seu Diário de acordo com o interesse do professor, querendo centrar mais as discussões ou expandi-las para serem debatidas em sala. A partir dessa experiência, o professor também pode realizar esse tipo de prática utilizando-se dos mais variados documentos aos quais tem acesso. Na internet mesmo encontramos uma imensidão de fontes históricas que podemos nos apropriar, fazer uma triagem e levá-los ao conhecimento dos estudantes. O mais importante é esse contato com um documento que foi produzido in locu, por uma pessoa que enxergava o mundo com os olhos de sua época, de sua cultura, e poder resgatá-lo por um estudante, para que possa compreender a complexidade que a História possui. Perceber os sujeitos daquele período, a dinâmica daquela sociedade que por vezes é tão universalizada pelos livros didáticos.
Palavras-chave Fontes em sala de aula, Universidade e escola, metodologias de ensino
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.