Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2175

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Fisiologia vegetal
Setor Departamento de Biologia Vegetal
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Luiz Fernando Drummond Salvador
Orientador ADRIANO NUNES NESI
Outros membros Franklin Magnum de Oliveira Silva
Título Identificação De Fatores Genéticos Envolvidos Na Regulação Do Metabolismo Mitocondrial Envolvidos Na Otimização Da Fotossíntese Em Condições Ambientes Em Folhas De Tomate
Resumo As variedades de tomates modernas descendem de uma pequena fração da diversidade de tomate, de tal modo que, incorporam apenas uma pequena parte da potencial diversidade genética dessa espécie. Contudo, a introdução de material genético oriundo de variedades nativas e/ou parentes silvestres em variedades comerciais representa uma fonte de diversidade genética inexplorada favorável à identificação de genes associados a características fenotípicas de interesse.
Não há relatos de estudos que visem à identificação de QTLs e, consequentemente, de genes que poderiam estar envolvidos na regulação da fotossíntese, da respiração e da síntese de amido em folhas de tomate. Um aspecto relevante desse tipo de estudo é a identificação de novos mecanismos de regulação do metabolismo mitocondrial que resultem em alterações na capacidade fotossintética. Assim, análises de parâmetros fisiológicos como trocas gasosas e parâmetros de fluorescência, associados a ensaios bioquímicos, são necessários para a realização desse tipo de estudo.
O presente trabalho teve como objetivo avaliar parâmetros fisiológicos relacionados à emissão de fluorescência da Clorofila a, trocas gasosas, crescimento e partição de matéria seca em folhas de planta de tomate, bem como a caracterização básica do metabolismo do carbono em 76 ILs da população desenvolvida por Zamir e colaboradores. Para isso, 6 repetições de cada linha, dispostas sob o delineamento de blocos ao acaso, foram cultivadas em casa de vegetação e em condições semi controladas. Devido a dificuldades na germinação das sementes de algumas ILs, apenas 44 linhas foram avaliadas no presente estudo. 12 linhas apresentaram potencial fotossintético relevante quando comparadas ao controle M82. Para os teores de clorofila a e b, níveis de glicose, frutose e sacarose e os parâmetros de fluorescência não se observou diferença significativa no presente estudo.Vale ressaltar que ainda estão em andamento ensaios bioquímicos para se determinar os níveis de amido ao longo do dia, conteúdo de nitrato, malato, fumarato e proteína total, de modo a esclarecer as diferenças no que diz respeito à fotossíntese e respiração em folhas de tomate das ILs em estudo. Além do mais, 32 ILs restam ser caracterizadas para uma maior cobertura do genoma do tomate.
Palavras-chave QTLs, Tomate, Trocas Gasosas
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.