Resumo |
O estudo das profissões data de antes do século XIX, quando era realizado, principalmente, por britânicos, a exemplo de Spencer (1896), Beatrice e Sidney Webb (1917), Tawney (1920), Carr Saunders (1933), e Marshall (1939). Já depois da II Guerra Mundial, os acadêmicos americanos como Wilensky (1964), Greenwood (1957), Barber (1963), Parsons (1939,1968), Goode Jr. (1969) e Moore (1970) dominaram esse campo de estudo por pelo menos vinte anos. No Brasil, os principais trabalhos foram desenvolvidos a partir dos anos 60 e 70. Essa abordagem é importante para entender o indivíduo e suas atribuições na esfera laboral, assim como o papel de cada profissão e sua contribuição para o desenvolvimento político, social e pessoal. Segundo Krause (1971) ocupações e profissões estão entre os principais mediadores na relação do indivíduo com a sociedade, sendo portanto um corpus muito importante de estudo. Santana (2009) complementa que os autores clássicos do pensamento sociológico sempre abordaram a importância do trabalho e das relações que se construíram a partir dele para o entendimento da sociedade. Essa pesquisa tem como objetivo principal explorar a atividade do Secretariado Executivo no Brasil, em relação a teoria das profissões e das ocupações, a fim de verificar qual categoria pode qualificar esse campo de atuação. Apesar da grande vantagem em relação à área secretarial de outros países e dos avanços obtidos, a categoria ainda luta pela Criação do Conselho Federal de Secretariado, e segue prejudicada pela Lei Nº11.091, de 2005, que possibilita que outros profissionais ocupem o cargo de Secretário, através da aprovação em concursos públicos. A metodologia empregada trata-se de triangulação de dados, através do levantamento bibliográfico, de entrevistas semiabertas com integrantes de órgãos representantes de classe, e do levantamento de vagas de emprego na região Sudeste. Resultados preliminares apontam para dados que vão ajudar os secretários executivos no Brasil a esclarecer questões referentes à área secretarial, como a utilidade e importância do referido Conselho, a valorização profissional e o delineamento da identidade do Secretariado. |