Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2152

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia humana
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, UFV
Primeiro autor Custodia Aparecida Macêdo
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Frederico Rabêlo Moreira, Joelmo Souza Ramos, Maria Helena de Carvalho Rodrigues Silva, Vania Machado
Título Ensino de Geografia e Literatura: descortinando outras possibilidades
Resumo O ensino de Geografia pela literatura possibilita a aprendizagem a partir de outras formas de linguagens além de colocar os estudantes diante de situações objetiva/subjetiva e, ou real/fictícia. Assim, esse trabalho abriu um leque de opções para se trabalhar diferentes conteúdos e conceitos estruturantes da geografia de forma interdisciplinar, que se deu especificamente através da leitura do romance crítico “Justino, o retirante”, da escritora Odette de Barros Mott. A atividade foi desenvolvida com os estudantes do ensino fundamental II da E. E. Santa Rita de Cássia, Viçosa-MG, sendo uma turma do 7º ano e três do 8º ano. Através do desenvolvimento de atividades específicas e transversais (meio ambiente, ética, gênero,...) relacionadas à estrutura curricular da escola e da vivência dos discentes procurou-se discutir os diversos temas abordados. Nesse sentido o objetivo foi proporcionar, a partir da leitura, outras formas de se trabalhar os conceitos geográficos, como a descrição e a apreensão da paisagem, a produção espacial e ao mesmo tempo abrir possibilidades para a problematização de temas como a pluralidade cultural, as questões climáticas e socioeconômicas que interferem no modo de vida no sertão nordestino, mas sempre relacionado com a realidade local dos estudantes. Para efetivação do trabalho foi elaborado um cronograma, iniciando-se com a apresentação da proposta, uma breve explanação sobre o romance e encerrando-se com diversas atividades. Em seguida foi distribuído um roteiro composto por 16 questões referentes a diferentes temas e conceitos que a obra problematiza. Dentre elas, questões que exigiam um posicionamento dos estudantes quanto algumas situações socioeconômicas retratada no romance. Quanto aos resultados parcialmente sistematizados, podemos apontar como positivo o fato dos estudantes se sensibilizarem pela situação “vivida” pelos retirantes e pelo menino Justino. Outro aspecto a ser destacado foi à construção de outro final para a história, em que eles conseguiram sintetizar um enredo com os principais personagens do romance, recriando outro cenário avesso à realidade de Justino e de centenas de brasileiros do semiárido. Como resultados negativos podemos destacar os poucos exemplares do livro disponíveis nas bibliotecas, o que limitou o acesso dos estudantes na execução da leitura, a generalização de que toda região do Nordeste é uma caatinga e a dificuldade quanto à descrição da paisagem. Assim, concluímos que é muito importante o trabalho interdisciplinar visto que esse aponta diferentes possibilidades que vão além do incentivo a leitura, como a sensibilidade dos estudantes para questões sociais e uma oportunidade de aproximar os conceitos estruturantes da geografia à realidade dos estudantes.
Palavras-chave Ensino de Geografia, Interdisciplinaridade, Literatura
Forma de apresentação..... Painel
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