Resumo |
O ensino de Geografia pela literatura possibilita a aprendizagem a partir de outras formas de linguagens além de colocar os estudantes diante de situações objetiva/subjetiva e, ou real/fictícia. Assim, esse trabalho abriu um leque de opções para se trabalhar diferentes conteúdos e conceitos estruturantes da geografia de forma interdisciplinar, que se deu especificamente através da leitura do romance crítico “Justino, o retirante”, da escritora Odette de Barros Mott. A atividade foi desenvolvida com os estudantes do ensino fundamental II da E. E. Santa Rita de Cássia, Viçosa-MG, sendo uma turma do 7º ano e três do 8º ano. Através do desenvolvimento de atividades específicas e transversais (meio ambiente, ética, gênero,...) relacionadas à estrutura curricular da escola e da vivência dos discentes procurou-se discutir os diversos temas abordados. Nesse sentido o objetivo foi proporcionar, a partir da leitura, outras formas de se trabalhar os conceitos geográficos, como a descrição e a apreensão da paisagem, a produção espacial e ao mesmo tempo abrir possibilidades para a problematização de temas como a pluralidade cultural, as questões climáticas e socioeconômicas que interferem no modo de vida no sertão nordestino, mas sempre relacionado com a realidade local dos estudantes. Para efetivação do trabalho foi elaborado um cronograma, iniciando-se com a apresentação da proposta, uma breve explanação sobre o romance e encerrando-se com diversas atividades. Em seguida foi distribuído um roteiro composto por 16 questões referentes a diferentes temas e conceitos que a obra problematiza. Dentre elas, questões que exigiam um posicionamento dos estudantes quanto algumas situações socioeconômicas retratada no romance. Quanto aos resultados parcialmente sistematizados, podemos apontar como positivo o fato dos estudantes se sensibilizarem pela situação “vivida” pelos retirantes e pelo menino Justino. Outro aspecto a ser destacado foi à construção de outro final para a história, em que eles conseguiram sintetizar um enredo com os principais personagens do romance, recriando outro cenário avesso à realidade de Justino e de centenas de brasileiros do semiárido. Como resultados negativos podemos destacar os poucos exemplares do livro disponíveis nas bibliotecas, o que limitou o acesso dos estudantes na execução da leitura, a generalização de que toda região do Nordeste é uma caatinga e a dificuldade quanto à descrição da paisagem. Assim, concluímos que é muito importante o trabalho interdisciplinar visto que esse aponta diferentes possibilidades que vão além do incentivo a leitura, como a sensibilidade dos estudantes para questões sociais e uma oportunidade de aproximar os conceitos estruturantes da geografia à realidade dos estudantes. |