Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2151

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Augusto Theodoro de Carvalho
Orientador REGINA SIMPLICIO CARVALHO
Outros membros Erivelton Felix Matias, Gabriela Maciel Diogo, Gabriela Maria Caixeta Campioto, Marcio Cristiano Monteiro
Título Atividades experimentais investigativas como metodologia para o ensino de físico-química no PIBID
Resumo Dentre as propostas do PIBID_ Química_ Campus Viçosa está o apoio educacional oferecido aos alunos do Ensino Médio através de monitorias especiais ministradas pelos pibidianos com propostas de atividades experimentais investigativas. Esse tipo de atividade possibilita que o aluno vivencie a metodologia científica, ou seja o “como fazer ciência”. Através de uma situação problema, hipóteses são levantadas e teorias que sustentem as observações são propostas. Além da vivência dos experimentos os processos reflexivos de levantamento de hipóteses os diálogos e as conversações são estabelecidos e possibilita o desenvolvimento de habilidades de convívio e de negociações coletivas. No processo de investigação o aluno interage com a Ciência e percebe as influências que o observador recebe do meio e dos seus conhecimentos prévios. O conteúdo de físico-química no Ensino Médio tem sido apontado pelos alunos como um dos mais difíceis, tornando um desafio para o professor escolher metodologias de ensino que levem a uma aprendizagem significativa. Portanto, essa metodologia de atividade experimental investigativa tem sido indicada como bastante eficaz. Inicialmente o monitor propõe um problema que instigue os alunos a refletirem sobre tal para que os conhecimentos prévios sejam sondados. O experimento é realizado, os dados e observações coletadas e posteriormente é feito o levantamento de hipóteses. Com a discussão dos resultados as soluções são propostas e um acordo coletivo é estimulado para que os conceitos sejam construídos coletivamente. O aluno desenvolve-se cognitivamente através discussões, reflexões, levantamentos de hipótese e também na produção do texto científico no momento da elaboração das respostas aos questionamentos feitos. Além disso, fortificam-se as relações no grupo assim como despontam as lideranças e manifestam-se as relações de domínio e poder que devem ser mediadas pelo professor(monitor). Essa metodologia, além de permitir uma aprendizagem significativa é valiosa para os pibidianos em suas práxis.
Palavras-chave Atividades Experimentais Investigativas, PIBID, Físico-Química
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.