| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Metodologias de ensino e práticas educativas |
| Setor | Departamento de Química |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Augusto Theodoro de Carvalho |
| Orientador | REGINA SIMPLICIO CARVALHO |
| Outros membros | Erivelton Felix Matias, Gabriela Maciel Diogo, Gabriela Maria Caixeta Campioto, Marcio Cristiano Monteiro |
| Título | Atividades experimentais investigativas como metodologia para o ensino de físico-química no PIBID |
| Resumo | Dentre as propostas do PIBID_ Química_ Campus Viçosa está o apoio educacional oferecido aos alunos do Ensino Médio através de monitorias especiais ministradas pelos pibidianos com propostas de atividades experimentais investigativas. Esse tipo de atividade possibilita que o aluno vivencie a metodologia científica, ou seja o “como fazer ciência”. Através de uma situação problema, hipóteses são levantadas e teorias que sustentem as observações são propostas. Além da vivência dos experimentos os processos reflexivos de levantamento de hipóteses os diálogos e as conversações são estabelecidos e possibilita o desenvolvimento de habilidades de convívio e de negociações coletivas. No processo de investigação o aluno interage com a Ciência e percebe as influências que o observador recebe do meio e dos seus conhecimentos prévios. O conteúdo de físico-química no Ensino Médio tem sido apontado pelos alunos como um dos mais difíceis, tornando um desafio para o professor escolher metodologias de ensino que levem a uma aprendizagem significativa. Portanto, essa metodologia de atividade experimental investigativa tem sido indicada como bastante eficaz. Inicialmente o monitor propõe um problema que instigue os alunos a refletirem sobre tal para que os conhecimentos prévios sejam sondados. O experimento é realizado, os dados e observações coletadas e posteriormente é feito o levantamento de hipóteses. Com a discussão dos resultados as soluções são propostas e um acordo coletivo é estimulado para que os conceitos sejam construídos coletivamente. O aluno desenvolve-se cognitivamente através discussões, reflexões, levantamentos de hipótese e também na produção do texto científico no momento da elaboração das respostas aos questionamentos feitos. Além disso, fortificam-se as relações no grupo assim como despontam as lideranças e manifestam-se as relações de domínio e poder que devem ser mediadas pelo professor(monitor). Essa metodologia, além de permitir uma aprendizagem significativa é valiosa para os pibidianos em suas práxis. |
| Palavras-chave | Atividades Experimentais Investigativas, PIBID, Físico-Química |
| Forma de apresentação..... | Painel |