Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2149

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Mariana Araújo Pena Bastos
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros ERICA TOLEDO DE MENDONCA, GLAUCE DIAS DA COSTA, Thais Rocha Barbosa
Título O Portfólio Coletivo Reflexivo: Inovando na forma de ensinar e aprender
Resumo Introdução: a formação em saúde constitui um campo de conhecimento que vem requerendo renovação contínua, para atender às necessidades da população e do Sistema Único de Saúde. A formação universitária deve, portanto, colocar o educando no centro do processo de ensino-aprendizagem, estimulando-o a atuar como sujeito proativo na aquisição de competências para sua atuação. Nesse sentido, a utilização de novos instrumentos pedagógicos permite alcançar as competências desejadas estimulando a autoaprendizagem dos estudantes. Nesta perspectiva, o portfólio representa uma ferramenta útil como estimulo à aprendizagem ativa, critica e reflexiva. O desenvolvimento de pesquisas sobre o uso de portfólios é fundamental, pois propicia a cientificidade no uso desta estratégia, bem como, a busca de soluções para os problemas vivenciados no cotidiano. Objetivo: avaliar o portfólio coletivo critico-reflexivo como instrumento de ensino, desenvolvido na disciplina NUT 364-Politicas de Saúde. Metodologia: foi realizada uma revisão extensa na literatura de artigos, de avaliação do uso do portfólio com alunos de graduação e pós-graduação. Posteriormente foram aplicadas entrevistas com discentes do curso de nutrição e enfermagem, que cursaram a disciplina NUT 364, para avaliação da percepção sobre o processo de ensino e aprendizagem propiciado pala construção do Portfólio. Resultados: a busca eletrônica resultou na identificação de 2896 estudos, que evidenciam a utilização de metodologias ativas como indutoras da capacidade do discente em participar como agente de transformação social, mobilizando seu potencial crítico-reflexivo, social e ético. As entrevistas realizadas até o momento totalizam 127, com previsão de término no final de agosto de 2013. A partir da análise com os dados existentes da percepção dos alunos em relação ao portfólio, é possível inferir que: os estudantes tiveram uma boa aceitação da utilização do portfólio na disciplina; segundo relatos, aos poucos foram incorporando, no cotidiano, as contribuições deste instrumento, especialmente no âmbito do trabalho em equipe e o desenvolvimento de competências necessárias ao estudante de graduação, como o pensamento compreensivo, reflexivo, crítico e criativo. Além disso, as manifestações acerca das atividades realizadas e o permanente diálogo com o professor e alunos, pareceram fortalecer a autoconfiança. Os estudantes apontam o portfólio como facilitador no processo de aprendizagem, tornando- os construtores do seu próprio conhecimento, para que atue como cidadão e profissional em formação. Conclusões: O portfólio é um instrumento importante que deve estar inserido dentro desse novo modelo avaliativo e de aprendizagem, permitindo aos discentes uma reflexão sobre a prática educativa, propiciando novos entendimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem e avaliação, dentro de uma concepção de ensino dialógica e interacionista, em substituição a uma prática de ensino tradicional e ditadora.
Palavras-chave métodos ativos, aprendizagem, inovador
Forma de apresentação..... Painel
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