Resumo |
Introdução: a formação em saúde constitui um campo de conhecimento que vem requerendo renovação contínua, para atender às necessidades da população e do Sistema Único de Saúde. A formação universitária deve, portanto, colocar o educando no centro do processo de ensino-aprendizagem, estimulando-o a atuar como sujeito proativo na aquisição de competências para sua atuação. Nesse sentido, a utilização de novos instrumentos pedagógicos permite alcançar as competências desejadas estimulando a autoaprendizagem dos estudantes. Nesta perspectiva, o portfólio representa uma ferramenta útil como estimulo à aprendizagem ativa, critica e reflexiva. O desenvolvimento de pesquisas sobre o uso de portfólios é fundamental, pois propicia a cientificidade no uso desta estratégia, bem como, a busca de soluções para os problemas vivenciados no cotidiano. Objetivo: avaliar o portfólio coletivo critico-reflexivo como instrumento de ensino, desenvolvido na disciplina NUT 364-Politicas de Saúde. Metodologia: foi realizada uma revisão extensa na literatura de artigos, de avaliação do uso do portfólio com alunos de graduação e pós-graduação. Posteriormente foram aplicadas entrevistas com discentes do curso de nutrição e enfermagem, que cursaram a disciplina NUT 364, para avaliação da percepção sobre o processo de ensino e aprendizagem propiciado pala construção do Portfólio. Resultados: a busca eletrônica resultou na identificação de 2896 estudos, que evidenciam a utilização de metodologias ativas como indutoras da capacidade do discente em participar como agente de transformação social, mobilizando seu potencial crítico-reflexivo, social e ético. As entrevistas realizadas até o momento totalizam 127, com previsão de término no final de agosto de 2013. A partir da análise com os dados existentes da percepção dos alunos em relação ao portfólio, é possível inferir que: os estudantes tiveram uma boa aceitação da utilização do portfólio na disciplina; segundo relatos, aos poucos foram incorporando, no cotidiano, as contribuições deste instrumento, especialmente no âmbito do trabalho em equipe e o desenvolvimento de competências necessárias ao estudante de graduação, como o pensamento compreensivo, reflexivo, crítico e criativo. Além disso, as manifestações acerca das atividades realizadas e o permanente diálogo com o professor e alunos, pareceram fortalecer a autoconfiança. Os estudantes apontam o portfólio como facilitador no processo de aprendizagem, tornando- os construtores do seu próprio conhecimento, para que atue como cidadão e profissional em formação. Conclusões: O portfólio é um instrumento importante que deve estar inserido dentro desse novo modelo avaliativo e de aprendizagem, permitindo aos discentes uma reflexão sobre a prática educativa, propiciando novos entendimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem e avaliação, dentro de uma concepção de ensino dialógica e interacionista, em substituição a uma prática de ensino tradicional e ditadora. |