Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2146

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Mislene de Fátima Sebastião
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Título Implantação do projeto Reinventando o Ensino Médio em Viçosa e Ponte Nova: análises e perspectivas
Resumo Resumo: O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de iniciação cientifica, e tem por finalidade analisar o processo de implantação do projeto Reinventando o Ensino Médio, criado pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em duas escolas estaduais, uma localizada na cidade de Ponte Nova e a outra na cidade de Viçosa. Projeto este que propõe reformular o Ensino Médio, propiciando a reconstrução de sua identidade como última etapa da Educação Básica, por meio de uma ordenação curricular e estratégias didático-pedagógicas inovadoras que estabeleçam uma adequada articulação entre educação, empregabilidade e cidadania; estabelecer uma efetiva relação do conhecimento com a realidade que possibilite a construção da autonomia e da emancipação dos jovens, seja para a conclusão ou continuidade dos estudos ou para a preparação à inserção no mundo do trabalho. Para tal, realizamos análise da legislação referente ao Projeto, consulta à bibliografia específica sobre o tema e entrevistas com as coordenadoras responsáveis pelo projeto nas escolas pesquisadas. Concluímos que, ao longo de sua história, o Ensino Médio passou por diversas transformações, mas que nenhuma delas foi capaz de definir, para este nível de ensino, uma finalidade intrínseca. Em busca dessa definição, a implantação do Projeto Reinventando, no cotidiano das escolas pesquisadas, tem engendrado alguns desafios a serem enfrentados pelos alunos e professores, pois o projeto se constitui em algo novo para toda a comunidade escolar. Para ambas as coordenadoras entrevistadas uma das maiores dificuldades enfrentadas desde a implantação do projeto tem sido encontrar professores dispostos a trabalhar no Reinventando o Ensino Médio, pois a proposta supõe professores qualificados e em permanente capacitação e ainda o valor pago por hora/aula é baixo e acaba desestimulando-os. Percebemos ainda que o Projeto Reinventando procura reconstruir a identidade desse nível de ensino como última etapa da Educação Básica, articulando o currículo e os conteúdos desenvolvidos aos ditames do mercado de trabalho. Será esse o caminho?
Palavras-chave Reinventando o Ensino Médio, Política educacional mineira, História do Ensino Médio no Brasil.
Forma de apresentação..... Oral
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