Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2133

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Saneamento e resíduos
Setor Departamento de Engenharia Civil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor João Pedro Lopes Oliveira
Orientador KLEOS MAGALHAES LENZ CESAR JUNIOR
Outros membros JOSE CARLOS BOHNENBERGER
Título Sarjetas e Canais - Uma Abordagem à Programação Orientada a Objetos
Resumo Professores da Universidade Federal de Viçosa desenvolveram uma planilha eletrônica denominada DrenaCAD para a automação do projeto de redes de drenagem urbana. Esta planilha vem sendo usada na disciplina CIV 347 – Sistemas de Esgotos – como suporte ao seu conteúdo teórico.
Os softwares atuais de CAD dispõem de uma série de mecanismos para o auxílio a projetos, dentre eles a possibilidade do cálculo de áreas e perímetros de qualquer seção. Além disso, novos comandos e recursos podem ser programados de forma a possibilitar ao projetista de engenharia, calcular e detalhar objetos de grande complexidade. Os resultados até aqui encontrados superaram o que foi inicialmente planejado em nível de automação e detalhes de informação. Surgiu, portanto, o interesse da equipe em implementar um aplicativo baseado em BricsCAD (BricSys), sob a plataforma 3D, com o intuito de elevar o grau de automação através de uma interface mais acurada com o projeto de loteamento e um levantamento planialtimétrico de uma área. Para tanto se faz necessário uma modelagem detalhada dos dados de projeto. Os conceitos adquiridos com o desenvolvimento da planilha e a aplicação dos conceitos da Programação Orientada a Objetos (POO) possibilitaram a produção da documentação do modelo e forneceram a base para o desenvolvimento do programa.
O cálculo da capacidade de escoamento das sarjetas num projeto de drenagem urbana, usualmente é feito utilizando-se a expressão de Izzard aplicada a sarjetas triangulares simples ou compostas, sendo esta expressão derivada da equação de Manning. Este trabalho apresenta a classe denominada GPSarj, parte do aplicativo, que possibilitará sua aplicação a diferentes trechos constituintes de um projeto de drenagem. A referida classe agrupa todas as propriedades geométricas e hidráulicas de perfis-padrão agrupados na forma de banco de dados, formando um conjunto de gabaritos aplicáveis aos mais diversos trechos de um projeto. Serão apresentados neste trabalho os diagramas de documentação da classe e exemplos de funcionamento.
Palavras-chave Drenagem urbana, sarjetas, Modelagem de dados
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.