Resumo |
A iluminação exerce grande influência na qualidade do ambiente sala de aula, no qual o conforto visual e o desempenho lumínico associados à realização das atividades que requerem emprego intensivo do sistema visual podem ser mais bem equacionados em função dos fatores fontes de luz, materiais constituintes das superfícies e leiaute espacial, principalmente quanto à eficiência no uso do recurso luz natural. Sob esses aspectos, o objetivo do trabalho de pesquisa foi compreender as condições necessárias para adequar projetos para o uso da luz natural em ambientes educacionais públicos municipais e estaduais construídos na Zona da Mata de Minas Gerais. Para isso, fez-se uma revisão de textos clássicos e artigos de periódicos sobre iluminação, para gerar um documento de referência para subsidiar a etapa seguinte. Esta consistiu num direcionamento do que foi estudado, voltando-se para o caso de ambientes de salas de aulas em escolas da rede pública, que foram selecionadas nas Superintendências Regionais de Educação de Ponte Nova, Ubá e Juiz de Fora por amostragens aleatória, estratificada e por julgamento. Foi feito, então, nas escolas, pelos membros do projeto, o levantamento de dados relativos às condições anteriormente mencionadas. O estudo se desenvolveu associado a um trabalho de mestrado, que, além de ter desenvolvido o que foi realizado no corrente projeto, prosseguirá com o levantamento de índices lumínicos nas salas de aula trabalhadas, o que renderá resultados mais precisos sobre a qualidade da iluminação nesses ambientes. Como resultados processuais dos métodos de pesquisa, teve-se a elaboração de fichamentos sobre o material lido e de artigos, ora redigidos por todo o grupo de pesquisa ora individualmente, que foram importantes para a familiarização com o meio acadêmico e do ambiente de trabalhos científicos, e maior compreensão do assunto trabalhado. Além disso, teve-se experiência inicial com os equipamentos de medições luminotécnicas, utilizados em levantamentos de dados das salas de aula, permitindo o conhecimento prático dos processos estudados. Como resultados perceptuais, encontrou-se a interferência de fatores externos e internos no nível lumínico em salas de aula, como implantação da escola, localização das salas, esquadrias utilizadas, presença de elementos obstrutores nas entradas de luz, dentre outros. Esses fatores devem ser observados em sua amplitude e associados entre si para que se possa concluir sobre a qualidade da iluminação nos ambientes. A parte prática do projeto mostrou-se fundamental para que se compreender integralmente o que está sendo estudado, devendo ser ressaltado que a base teórica na pesquisa se mostrou de fato primordial. |