Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2122

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Fernanda Resende Lobato
Orientador ISRAEL TEOLDO DA COSTA
Título A Importância da Cognição para o Desempenho Esportivo de Jogadores de Futebol
Resumo O objetivo do estudo foi verificar a relação entre os processos cognitivos e os comportamentos táticos de jogadores de futebol das categorias de base. Os esportes coletivos solicitam um pensamento tático, tendo como foco o processo cognitivo intelectual pelo qual se ordenam caminhos para solucionar uma situação de competição. Investigações científicas têm sustentado que, o desenvolvimento das capacidades cognitivas, juntamente às habilidades motoras específicas, são condições imprescindíveis para se alcançar a excelência desportiva na modalidade. Portanto, para o sucesso na realização das ações táticas, principalmente nas categorias de base dos clubes de futebol, é imprescindível o desenvolvimento dos aspectos cognitivos do atleta. Nossa amostra foi composta por 144 jogadores de futebol das categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20. O instrumento utilizado para recolha e análise dos dados do desempenho tático foi o FUT-SAT, para o desempenho cognitivo foi utilizado os testes computadorizados o IGT e o WCST. A estatística descritiva foi aplicada para verificar média e desvio padrão do desempenho dos princípios táticos. A distribuição normal dos dados foi verificada pelo Teste Shapiro Wilk. Foi utilizado o Teste T Independente para as variáveis com distribuição normal e o Teste de Mann Whitney para as de distribuição não normal. Para análise dos dados foi utilizado o Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 18.0. O nível de significância adotado foi de p<0,05. Foram verificadas diferenças significativas dos desempenhos táticos entre os grupos 1 (low score) e 4 (high score) nos testes cognitivos com o desempenho tático observado.Foram observadas diferenças significativas na categoria sub-13 no princípio tático “Equilíbrio”, “Unidade Defensiva”, “Unidade Ofensiva” e “IPTD”. Na categoria sub-15 no princípio tático “Concentração”. Na categoria sub-17 no princípio tático “Contenção”,“Espaço” e “IPTO”. Assim, O contínuo monitoramento dos atletas pode fornecer a possibilidade de conhecer e ajustar os aspectos de treino às potencialidades dos desportistas propiciando maiores possibilidades para o desenvolvimento de jovens jogadores de futebol.
Palavras-chave Futebol, Cognição, Tática
Forma de apresentação..... Painel
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