Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2120

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Thamyres Ribeiro Medeiros
Orientador LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA
Outros membros Leonardo Rodrigues Leite, Mayara Permanhane Nascimento
Título O ensino de geometria por meio de dobraduras: Uma alternativa para a sala de aula
Resumo O uso de dobraduras no ensino de geometria vem se tornando cada vez mais reconhecido como um instrumento pedagógico interessante e, muitas vezes, eficaz, tanto pelo seu caráter lúdico quanto pela sensação de descoberta que muitas vezes ele provoca. Este trabalho visa relatar experiências vividas em duas oficinas de geometria plana por meio de dobraduras, régua e compasso ministradas por licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foram fornecidas duas destas oficinas, sendo uma para professores do Ensino Básico de Matemática da Escola Estadual “Effie Rolfs” e outra para estudantes do terceiro período do Curso de Licenciatura em Matemática da UFV. Na segunda oficina, o foco foi somente as dobraduras, enquanto que na primeira, usamos também o recurso da régua e compasso. Estas oficinas tinham por objetivo apresentar propostas relacionadas a conteúdos geométricos para serem utilizadas em sala de aula pelos professores. É importante que o aluno não apenas siga instruções e execute-as, mas que experimente e reflita e, sempre que possível, chegue às suas próprias conclusões, verbalizando-as para os seus colegas e tendo auxílio do professor. O professor orientador tem um papel importante não só em aprofundar as discussões, trazendo novas situações e problemas, mas também apresentando fatos geométricos e conceitos que possam ser explorados nas justificativas das construções, por isso se faz necessário a capacitação de professores por meio destas oficinas, para torná-los aptos a exercer tal papel em sala de aula. Na geometria das dobraduras, dobrar significa ao mesmo tempo sobrepor pontos e obter a reta de dobra, que é o lugar dos pontos que permanecem fixos nesta transformação.Pode-se observar experimentalmente que pontos sobrepostos equidistam da dobra. Tal fato é essencial na justificativa das construções geométricas que utilizam dobraduras.Vemos que os professores têm muitos materiais disponíveis e de baixo custo, contudo, há uma grande ausência de informações por parte deles. As construções que foram desenvolvidas foram baseadas em uma oficina do Projeto Olimpíada Mineira de Matemática - 2007, apresentada pela equipe de bolsistas do projeto de extensão do Departamento de Matemática da UFMG, orientada pelos professores Michel Spira e Mário Jorge Dias Carneiro. Apesar das construções desenvolvidas com dobraduras terem sido retiradas da referência citada acima, optamos por acrescentar o método da construção com régua e compasso, com o intuito de enriquecer nossas oficinas. Além disso, procuramos justificar as construções feitas, além de colocar alguns exercícios complementares. Em suma, essas oficinas foram de grande importância tanto na formação docente dos alunos ministrantes quanto dos professores e estudantes participantes, tendo em vista que as atividades podem ser reproduzidas pelos próprios alunos em sala de aula, oportunizando uma rica experiência durante o ensino de geometria plana.
Palavras-chave dobraduras, geometria, educação matemática
Forma de apresentação..... Painel
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