ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Física teórica, experimental e de simulação |
Setor |
Departamento de Física |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Luiz Vitoria Fernandes da Silva |
Orientador |
ALEXANDRE TADEU GOMES DE CARVALHO |
Outros membros |
Amanda Aparecida Lopes Duarte, Danielle Aline Ribeiro dos Santos |
Título |
Técnicas alternativas para o ensino da Física |
Resumo |
A necessidade de se encontrar métodos que possam despertar o interesse dos alunos para a disciplina de Física no ensino médio é evidente, visto que, na opinião da maioria dos alunos do ensino médio os conteúdos da disciplina Física são muito complicados para entender. Diante dessa premissa, fora iniciada pelos bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), da área de Física, a construção de materiais didáticos dos quais visam ser utilizados para auxiliar os professores de Física das mais diversas escolas. Estes materiais são constituídos por três itens: um vídeo de curta duração, descrevendo a execução de um experimento de simples reprodução, baixo custo e que não ofereça risco para os alunos; um caderno didático, onde está explicada a teoria associada ao experimento; arquivo eletrônico com simulação computacional correlacionada com o tópico estudado e livremente encontrada na internet. A proposta visa incentivar o aluno do ensino médio e despertar seu interesse pela disciplina de Física, estimulado-o a executar a atividade experimental proposta no vídeo e promovendo a discussão do assunto abordado de modo a se construir um conhecimento coletivo. O assunto principal dos trabalhos abordados aqui é a Termodinâmica, a ênfase foi dada nos seguintes tópicos: 1ª Lei da Termodinâmica, Calorimetria e Dilatação. Cada tópico mencionado anteriormente possui seu respectivo material didático já dito (vídeo, texto e simulação) e poderá ser reproduzido em aula utilizando-se um data show e um computador. A eficácia da utilização desses materiais será aferida por meio uma série de testes escritos antes, sabendo assim o quanto o aluno já conhece sobre o determinado tema, e após o uso do material, determinando assim se houve melhorias devido ao mesmo. Os materiais que já foram produzidos pelos bolsistas do PIBID-FÍSICA estão serão aplicados nas escolas de atuação do projeto, os dados ainda estão sendo coletados para uma maior e melhor análise. Estes materiais integram um trabalho que vem sendo desenvolvido nos dois últimos anos, aumentado o leque de tópicos de Física com materiais disponíveis. |
Palavras-chave |
Termodinâmica, Calorimetria, Dilatação |
Forma de apresentação..... |
Painel |