Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2105

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marcio Cristiano Monteiro
Orientador HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Outros membros Gabriela Maciel Diogo, Marcia Goncalves Monteiro, Sabrina Vieira de Faria
Título O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Promoção da Cultura no Município de Viçosa/MG
Resumo A década de 90 representa um grande progresso na história, na legislação, nas pesquisas e nas discussões gerais sobre a educação. Também esta década teve o objetivo de consolidar um novo modelo de gestão do ensino, além de aumentar o atendimento ao Ensino Fundamental e Médio e reverter os elevados índices de fracasso e evasão escolar. Levando em conta os princípios contidos na Constituição Federal de 1988, criou-se a Lei nº. 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que define as responsabilidades dos adultos em relação aos indivíduos em desenvolvimento em todos os setores da sociedade. Desse modo, o poder público passou a ter responsabilidade em relação às crianças e aos jovens, especialmente na oferta educacional para que se possa desenvolver a formação da cidadania nesses indivíduos. De acordo com a Constituição Federal, o Estado deve garantir a todos o acesso às fontes de cultura nacional, assim como incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais, o que também é ressaltado na Lei de Diretrizes e Bases. O ECA diz que os municípios devem estimular e facilitar a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. O presente trabalho procura fazer uma análise do posicionamento de quatro instituições de Viçosa (a UFV, a Prefeitura, uma Escola e uma ONG) em relação à Lei 8069/90, com vista à promoção da cultura. Realizamos uma pesquisa de campo a alunos de uma escola, guiada pela seguinte pergunta: “Você acredita que as atividades culturais ajudam na aprendizagem dos conteúdos ensinados na Escola?” A partir do resultado, constatamos que os alunos (79%) consideram importante para o seu aprendizado a inserção de atividades culturais relacionadas aos conteúdos ministrados na Escola. No que se referem as análises realizadas com as instituições, verificamos que há uma Lei municipal que exige a promoção de ações que favoreçam atividades culturais, que são realizadas esporadicamente; a Universidade conta com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que promove eventos culturais, voltados para a comunidade acadêmica e a população em geral, além de atividades em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa; a Escola procura trabalhar com atividades que envolvem a cultura ao longo do período letivo, de forma a diversificar o seu método de ensino; e a Organização não Governamental conta com oito projetos voltados para a população da cidade. Um problema verificado foi à forma de divulgação desses eventos, que não atingem a toda a população. Considerando a possibilidade de usufruir das atividades propostas pelas instituições analisadas, concluímos que as crianças e os adolescentes possuem algumas opções culturais na cidade e que os mesmos acreditam que essas são importantes para o aprendizado dos componentes curriculares. Porém, é preciso melhorar a divulgação e incentivo de forma a chegar até a população.
Palavras-chave Estatuto da Criança e do Adolescente, Cultura, Educação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.