Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2104

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Jaíne Aparecida Nogueira
Orientador ARIANE PIOVEZAN ENTRINGER
Título Ludicidade no Ensino da matemática
Resumo O projeto Ludicidade no Ensino da Matemática convida o professor a trabalhar com materiais lúdicos, de fácil confecção de modo que o educando tenha participação ativa, havendo um maior envolvimento aluno-conteúdo-professor, possibilitando que o aluno se sinta cada vez menos inibido em participar das aulas,não tenha receio de perguntar suas dúvidas ao professor superando e resolvendo seus problemas de participação. Queremos promover o interesse do aluno com o uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática e fazer com que eles gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando maior envolvimento, pois acreditamos que uma aula mais dinâmica causa um impacto mais forte no aluno. Para a busca de novos materiais lúdicos são realizadas constantes pesquisas de referências, onde muitas vezes adaptamos algum jogo para um nível de ensino diferente e de trabalhos similares, visando baixo custo e facilidade na confecção. Minicursos sobre o projeto Ludicidade no Ensino da Matemática são realizados para professores e alunos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Infantil e pessoas que possuem algum interesse, com o objetivo de motivá-los a esta nova prática. Para uma melhor assimilação da disciplina é possível também que, os alunos possam relacionar os conteúdos teóricos com as práticas vivenciadas no seu dia a dia. Assim o nosso projeto está servindo de suporte para que o professor diante das dificuldades de ensinar matemática priorize não à reprodução, mas sim a construção dos conhecimentos. Com isso o projeto Ludicidade no Ensino da Matemática deseja que as aulas se tornem mais atrativas e dinâmicas fazendo com que os alunos possam vencer as barreiras e preconceitos relacionados à aprendizagem de Matemática, e que assim possam desenvolver o raciocínio lógico, aprender a trabalhar em equipe e aumentar sua autoestima.A avaliação do projeto consiste em uma aplicação de um questionário, onde os participantes esboçam opiniões sobre o minicurso, levantando questões para a melhoria deste e avaliando o aprendizado.
Palavras-chave Matemática, Inclusão, Lúdico.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.