Resumo |
O projeto Ludicidade no Ensino da Matemática convida o professor a trabalhar com materiais lúdicos, de fácil confecção de modo que o educando tenha participação ativa, havendo um maior envolvimento aluno-conteúdo-professor, possibilitando que o aluno se sinta cada vez menos inibido em participar das aulas,não tenha receio de perguntar suas dúvidas ao professor superando e resolvendo seus problemas de participação. Queremos promover o interesse do aluno com o uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática e fazer com que eles gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando maior envolvimento, pois acreditamos que uma aula mais dinâmica causa um impacto mais forte no aluno. Para a busca de novos materiais lúdicos são realizadas constantes pesquisas de referências, onde muitas vezes adaptamos algum jogo para um nível de ensino diferente e de trabalhos similares, visando baixo custo e facilidade na confecção. Minicursos sobre o projeto Ludicidade no Ensino da Matemática são realizados para professores e alunos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Infantil e pessoas que possuem algum interesse, com o objetivo de motivá-los a esta nova prática. Para uma melhor assimilação da disciplina é possível também que, os alunos possam relacionar os conteúdos teóricos com as práticas vivenciadas no seu dia a dia. Assim o nosso projeto está servindo de suporte para que o professor diante das dificuldades de ensinar matemática priorize não à reprodução, mas sim a construção dos conhecimentos. Com isso o projeto Ludicidade no Ensino da Matemática deseja que as aulas se tornem mais atrativas e dinâmicas fazendo com que os alunos possam vencer as barreiras e preconceitos relacionados à aprendizagem de Matemática, e que assim possam desenvolver o raciocínio lógico, aprender a trabalhar em equipe e aumentar sua autoestima.A avaliação do projeto consiste em uma aplicação de um questionário, onde os participantes esboçam opiniões sobre o minicurso, levantando questões para a melhoria deste e avaliando o aprendizado. |