Ciência e Tecnologia: bases para o Desenvolvimento Social

20 a 25 de outubro de 2014

Trabalho 2102

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Andreia Fernandes Correia
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Outros membros Deisy Guimarães Carneiro, Elenice Angelo Queiroz Oliveira, Franciele Macedo da Cruz, Gessica do Carmo Dias
Título Desenvolvimento e avaliação de um software educativo do tipo quiz para o ensino de Ciências
Resumo A evolução tecnológica tem modificado o cenário educacional, de forma que o professor pode criar novas oportunidades para que o estudante participe interativamente deste processo denominado ensino-aprendizagem. Por exemplo, softwares educativos podem ser utilizados como recursos mediadores do conhecimento, proporcionando aos estudantes atividades lúdicas de aprendizagem. Diante dessas possibilidades, este trabalho descreve a criação de um jogo digital intitulado “Quiz Ciências”, utilizando a plataforma Adobe Flash MX. Foi preparada uma lista de perguntas objetivas dentro do tema "Sistema respiratório". Estas perguntas foram inseridas no aplicativo gerando o jogo didático interativo “Quiz Ciências - Sistema respiratório”. Para avaliar a possibilidade de utilização desse jogo em atividades educativas de ciências, duas turmas de 37 alunos de oitavo ano do EF, foram divididas em dois grupos. No horário de aula, metade de cada turma foi para o laboratório de informática da escola, onde jogaram o “Quiz Ciências”, individualmente. Os demais alunos permaneceram em classe e tiveram uma aula tradicional sobre o Sistema Respiratório, incluindo explicações iniciais e a resolução de uma lista de exercícios, contendo as mesmas perguntas do jogo. Ao final da aula, os dois grupos responderam a um teste objetivo contendo 10 questões sobre o tema. O teste aplicado aos estudantes que usaram o jogo foi acrescido de 5 questões com o intuito de coletar sua opinião sobre o“Quiz Ciências” e sua contribuição para a aprendizagem do conteúdo. A média total de acertos de cada grupo e o percentual de acertos em cada questão foram calculados e os resultados dos estudantes que tiveram a aula tradicional foram comparados com aqueles obtidos pelo grupo que participou do jogo didático. Constatou-se que, em todas as questões, os alunos que usaram o “Quiz Ciências” obtiveram maior índice de acerto. A nota média do grupo que utilizou o software educativo foi igual a 7,8, enquanto o grupo de alunos que participou da aula tradicional com exercícios obteve nota média 4,7. Em relação às questões adicionais respondidas pelos estudantes que testaram o jogo, foi constatada boa aceitação do aplicativo utilizado. Os alunos são de opinião que softwares educacionais podem ser úteis para a aprendizagem na escola. A maioria dos alunos 88% afirmou que gostaria de participar de mais aulas que utilizam este recurso, 85% dos alunos são da opinião que o uso deste software educativo auxiliaria no entendimento dos conteúdos de ciências e 81% afirmaram que participar de aulas como esta auxilia na aprendizagem de ciências na escola. Logo, confirma-se que utilizar recursos tecnológicos para o ensino de ciências enriquece o conhecimento de forma divertida e descontraída, e que o software construído "Quiz Ciências" é um recurso educativo adequado. Assim, sua aplicabilidade será ampliada criando-se uma versão mais completa, incluindo outros conteúdos de Ciências do Ensino Fundamental.
Palavras-chave aprendizagem, tecnologia, ensino de Ciências
Forma de apresentação..... Oral
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